quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Thelema


Compreensivelmente, uma das primeiras perguntas que alguém interessado em seguir, mas não muito familiarizado com Thelema, pergunta é “Como eu começo?” Na maioria das vezes, as respostas que recebemos incluem este ou aquele ritual e uma longa lista de leitura. Essas coisas são importantes e falarei sobre elas mais tarde, mas há coisas preliminares que acredito que os recém-chegados devem saber de antemão para uma melhor compreensão e para colocar os pés firmemente no caminho.


Vamos ter certeza de que isso está claro. Não, eu não estou dizendo a você ou a qualquer outra pessoa como viver Thelema. Estou simplesmente oferecendo o que espero que sejam informações úteis e sugestões para os recém-chegados, para que você possa descobrir como viver Thelema por si mesmo!


Aleister Crowley não é Thelema


Certamente Crowley é o profeta de Thelema e merece o reconhecimento e respeito devido ao seu papel. No entanto, deve-se estar atento para não colocá-lo em um pedestal tão alto que ele se torne um substituto para qualquer amigo imaginário que possa ter ocupado este espaço antes. Em Thelema não exige nada nem ninguém em um pedestal. Na verdade, um pedestal não é necessário e deve ser evitado. Qualquer pessoa com habilidades médias de leitura e pensamento crítico descobrirá que o próprio Crowley foi bastante inflexível em nunca ser colocado em tal pedestal.


Tem havido um pouco de conversa sobre mover Thelema para além de Crowley ultimamente. Pessoalmente, fiquei surpreso com quantas pessoas se recusam absolutamente a considerar tal coisa. Eu sou da opinião um tanto impopular de que agarrar-se a Crowley como uma freira devota se agarra ao seu crucifixo, é simplesmente “Velho Aeon” e não serve a Thelema de forma alguma. Na verdade, acredito que o que isso mantêm Thelema refém, retardando, se não impedindo, é a progressão natural.


Não acho que alguém esteja sugerindo que Crowley seja removido ou esquecido. Isso seria absurdo. Enormes avanços na ciência, tecnologia e ciência da saúde mental exigem que ajustemos nosso pensamento com base em novos dados. Realmente é tão simples quanto isso.


Thelema não é Magick e Magick não é Thelema


Algumas pessoas têm essa ideia: Crowley era um Thelemita. Crowley praticava Magia. Portanto, deve-se praticar Magick para ser um Thelemita. Isso é um absurdo. Gene Simmons é uma estrela do rock. Gene Simmons ensinou inglês para crianças do ensino médio. Portanto, é preciso ensinar inglês para ser uma estrela do rock. Ridículo né?


Por outro lado, um dos alunos de Crowley uma vez perguntou: “Por que devo praticar Magick?” A resposta clássica de Crowley foi: “Por que você deveria estudar e praticar Magick? Porque você não pode deixar de fazê-lo, e é melhor fazer bem do que mal.” (Crowley, Magick Without Tears Cap. II).


Uma vez que você tenha obtido até mesmo uma compreensão nominal do que é Magick e o que não é, você entenderá por que ele fez o que parece ser uma declaração geral tão abrangente e por que você deve considerar fortemente aprender e praticar Magick.


Deuses, Deusas e Espíritos – Oh meu Deus!


Se você buscar um estudo de Thelema e especialmente Magick, você encontrará uma infinidade de referências a uma infinidade de diferentes Deuses, Deusas e “Espíritos”. Muitas vezes equiparado às divindades egípcias Ísis, Osíris e Hórus – Nuit, Hadit e Ra Hoor Khuit são nomes que você provavelmente verá com bastante frequência. Se eles existem como entidades reais, como arquétipos ou como aspectos de nossa própria constituição psicológica é um debate contínuo. No final, como eles são percebidos depende, em última análise, de cada indivíduo.


A este respeito, eu recomendo um artigo de Erwin Hessle chamado “O Sagrado Anjo Guardião”. Aqui Hessle fala bastante sobre a realidade subjetiva e/ou objetiva de anjos, deuses, deusas, espíritos, bem como o “Santo Anjo Guardião”. É uma boa leitura, mas, novamente, habilidades de pensamento crítico são importantes.


“Faça o que você quiser” não significa fazer qualquer coisa


Pessoalmente, acho que muitas pessoas são atraídas para Thelema por causa dessa má interpretação da Lei de Thelema. Confundir a Vontade com os desejos e vontades do dia-a-dia. A Vontade é muito mais do que isso. E por falar em desejos…


Thelema não é um fluxo interminável de sexo e orgias.


Embora a sexualidade seja uma parte vital de Thelema, se isso é tudo que você está procurando, economize alguma decepção e procure outro lugar.


Eu cobri alguns pontos básicos, mas muito importantes sobre Thelema. Na próxima seção, daremos uma breve olhada na filosofia de Thelema e discutiremos a importância de aplicar essa filosofia na vida cotidiana. Eu sei que alguns de vocês estão ansiosos para começar com os aspectos Mágicos, mas peço sua paciência. Thelema é um modo de vida. A magia pode ser uma parte importante dessa vida, mas é melhor ter uma base para trabalhar em vez de pular direto para ela e traçar pentagramas por aí. Nós chegaremos lá.


Literatura Thelemica

Na seção anterior abordei alguns pensamentos e ideias preliminares que acredito serem importantes para um recém-chegado entender antes de realmente mergulhar no belo mundo de Thelema. Agora faremos uma breve visão geral de algumas das literaturas básicas e mais importantes de Thelema, e alguns títulos que não estão associados a Thelema, mas que acho importantes. Eu sei que alguns provavelmente estão pensando: “sim, sim, sim, mas onde está a magia?” Meu foco nestes artigos e inclina para o que eu acredito que significa viver uma vida Thelêmica. Certamente Magick pode e muitas vezes desempenha um papel importante, mas como eu disse muitas vezes, não é preciso praticar Magick para ser um Thelemita. Não se preocupe, chegaremos lá. Novamente, uma base firme é muito importante.


Infelizmente, a maioria dos livros “modernos” sobre Thelema raramente discutem a importância da leitura e estudo de outras obras e, em vez disso, simplesmente apontam para bibliografias ou listas de leitura sugeridas. Aqui, discutirei uma seleção de obras, algumas escritas por Crowley, outras não e por que acredito que seu estudo seja importante.


Literatura Thelêmica… Na verdade, há muito disso, mesmo considerando apenas as contribuições de Crowley.


Ao formar a ordem chamada A∴A∴, a maior parte dos escritos de Crowley foram divididos em classes da seguinte forma:


A classe A consiste em livros que não podem ser alterados nem sequer no estilo de uma letra; isto é, representam a expressão de um Adepto inteiramente além da crítica até mesmo do Chefe Visível da Organização;

A classe B consiste em livros ou ensaios que são o resultado de erudição comum, esclarecida e séria;

A classe C consiste em matéria que deve ser considerada mais como sugestiva do que qualquer outra coisa;

A Classe D consiste nos Rituais e Instruções Oficiais;

A classe E consiste em anúncios públicos e folhetos

Algumas publicações são compostas e pertencem a mais de uma classe. O.T.O. documentos não são atribuídos a nenhuma classe A∴A∴.


Embora não exista um “Cânone Thelêmico” oficial, os documentos da Classe “A” podem ser entendidos desta forma.


O Livro da Lei


Liber AL vel LEGIS Sub Figurâ CCXX, às vezes chamado de Liber AL vel Legis, Liber AL ou simplesmente O Livro da Lei, é o documento mais importante da literatura Thelêmica. Este é um documento bastante pequeno, considerando sua importância, de 220 versículos divididos em três capítulos. Em cada capítulo fala uma das principais divindades do panteão Thelêmico: Capítulo I – Nuit, Capítulo II – Hadit e Capítulo III – Ra-Hoor-Khuit.


Alguns sugeriram, e não posso discordar, que após uma ou duas leituras iniciais de Liber AL vel LEGIS, é uma boa ideia ler O Equinócio dos Deuses. Publicado sob este título por si só e agora esgotado, Parte do Equinócio dos Deuses também é a Parte IV da obra muito maior, Magick: Liber Aba, Livro 4, às vezes carinhosamente chamado de “O Grande Tijolo Azul”. O Equinócio dos Deuses é o relato oficial de Crowley de como o Livro da Lei veio a ser e cumpre o requisito encontrado no capítulo III versículo 39. Se, na compra de livros, você deseja obter o máximo de seu dinheiro, recomendaria comprar Magick: Liber Aba, Livro 4. Falarei mais sobre este livro quando discutir Magick posteriormente nesta série de artigos.


Ética Thelêmica


A discussão de ética entre os Thelemitas muitas vezes causa um rebuliço. Acho que em grande parte devido ao que acredito ser uma confusão equivocada de “Faça o que você quiser, será toda a Lei” com “faça o que quiser”. A ética é extremamente importante para viver uma vida Thelêmica. Dentre vários documentos que tratam da ética, o que considero mais importante é o Liber Libræ sub figurâ XXX – O Livro da Balança. Leia-o, leia-o novamente e depois uma terceira vez. Consulte-o com frequência em seus estudos. Por favor, dê uma olhada em um artigo intitulado Ética Thelêmica, escrito pelo irmão Gerald para uma discussão mais completa da literatura Thelêmica sobre ética, incluindo Liber Libræ.


A visão e a voz com comentários e outros artigos (Equinox Vol. IV No. 2)


Crowley considerou Liber XXX ÆRUM Vel Sæcvli sub figurâ CCCCXVIII Sendo a VISÃO E A VOZ dos Anjos dos 30 Æthyrs, comumente referido como A Visão e A Voz ou Liber 418, perdendo apenas para O Livro da Lei. A Wikipedia descreve melhor es trabalho:


A Visão e a Voz é a fonte de muitas das doutrinas espirituais centrais de Thelema, especialmente nas visões de Babalon e seu consorte Caos (o “Pai de Todos”), bem como um relato de como um indivíduo pode atravessar o Abismo , assumindo assim o título de “Mestre do Templo” e ocupando um lugar na Cidade das Pirâmides sob a Noite de Pã.


Eu recomendo The Vision & the Voice With Commentary and Other Papers (Equinox Vol. IV No. 2) porque contém o Liber 418 com comentários de Crowley e uma grande quantidade de notas de rodapé para ajudar o leitor. Infelizmente, este livro também está esgotado e os preços das cópias usadas são ridículos. Eu considero que vale a pena se você conseguir colocar as mãos em uma cópia.


Alguns recomendam não ler este trabalho no início de seus estudos. Acredito que deve ser lido por sua beleza e, ao fazê-lo, plantar sementes que trarão compreensão e sabedoria mais tarde.


Obras importantes de outros autores


Como eu disse antes, Aleister Crowley não é o “fim de tudo” de Thelema. Há muitas pessoas que fizeram muitas contribuições maravilhosas para a Literatura Thelêmica. Esta não é uma lista completa, mas sim meus favoritos pessoais que, na minha opinião, são importantes para aprender o que significa viver uma vida Thelêmica. Falarei sobre algumas recomendações de livros focados em Magick mais tarde.


O Guia Hereges para Thelema Vol. I e Vol. II e New Aeon Magick


Menciono estes não por causa de quem os escreveu, mas por causa de seu conteúdo. Gerald del Campo faz um trabalho notável ao apresentar Thelema em linguagem simples. Não um “emburrecimento” de Thelema como alguns criticaram, mas sim como “Thelema para todos”. O Livro da Lei afirma claramente que “A Lei é para todos”. Entendo que isso significa que não devemos esquecer aqueles que podem ser menos instruídos e têm dificuldade com a verbosidade muitas vezes túrgida de muitos autores. Esses livros cobrem uma variedade de tópicos, incluindo ética Thelêmica e uma fascinante exploração da New Aeon English Qabalah (NAEQ). Em um ponto muito baixo da minha vida, esses livros, mais do que qualquer outro, me inspiraram a me levantar e continuar com minha própria Grande Obra. Por esse motivo, eu os recomendo muito.


Reverência: Renovando uma Virtude Esquecida


Hoje em dia, muitas pessoas vivem em um mundo de frases de 30 segundos, com pouco respeito ou reverência por qualquer coisa que não forneça uma liberação instantânea de dopamina. Embora o livro de Paul Woodroof não seja especificamente “Thelêmico”, é um lembrete maravilhoso do que é reverência e por que é importante. É fácil de ler e ajudará o leitor a trazer mais reverência à vida.


O Ato da Vontade

O Ato da Vontade do Dr. Roberto Assagioli é um estudo excepcional sobre Vontade.


O Liber E de Crowley, que pode ser encontrado online e em Magick: Liber Aba contém uma lista de leitura “obrigatória” que eu recomendaria definitivamente pelo que deveria, agora, ser razões óbvias. Você também pode encontrar o Liber E em muitos sites e coleções de documentos online disponíveis para download.


Eu poderia continuar por muitas páginas com recomendações de leitura, mas isso é, creio eu, bom o suficiente para alguém começar. Há muito material sobre Thelema disponível por aí. Algumas boas e outras… bem, nem tanto. Deixo isso para cada indivíduo determinar.


Na próxima seção, falarei sobre algumas práticas rituais/mágicas com as quais um recém-chegado pode e provavelmente deve começar ao lado de leitura e estudo.


Práticas Thelemicas

Como prometido, desta vez vamos dar uma olhada em alguns rituais/magias com os quais você pode começar imediatamente. Bem, não imediatamente. Como de costume, eu tenho algumas observações primeiro.


Mais sobre o Livro da Lei


Estar intimamente familiarizado com Liber AL vel Legis é extremamente importante. Leia-o, leia-o diariamente. Estude-o. Faça disso uma parte das atividades do dia a dia. Aqui estão algumas sugestões:


Comece com o Capítulo I. Escolha um período de tempo prolongado, 2 meses, por exemplo, leia o capítulo escolhido todas as noites antes de dormir. Você também pode usar gravações de áudio de alguém lendo cada capítulo. Tais leituras em áudio estão disponíveis no YouTube, basta fazer uma busca. Isso ajuda a manter as palavras em sua mente antes de adormecer e enquanto dorme. Às vezes, isso resulta em alguns sonhos muito interessantes, mantenha um diário deles!

Leia cada capítulo em horários regulares todos os dias. Por exemplo: Capítulo I de manhã, Capítulo II em algum momento da tarde e Capítulo III à noite.

Primeiras coisas primeiro


Se você está aqui querendo aprender a xingar seu vizinho, ou ex, ou fazer Billy ou Betty (ou ambos) se apaixonarem por você, ou qualquer bobagem assim, feche a janela do seu navegador agora e vá para outro lugar – eu poderia sugerir uma consulta com um terapeuta.

Mantenha um diário ritual! Sim, sim, eu sei que todo mundo diz isso. Há uma boa razão para eles dizerem isso. Apenas faça isso, você ficará feliz por ter feito. Se você não fizer isso, eu quase posso garantir que você vai se arrepender e mais cedo do que você pensa.

Aprenda a relaxar. Quero dizer realmente relaxe. Não é o tipo de relaxamento “Oh, estou sentado na minha poltrona assistindo as reprises de Star Trek”, mas um relaxamento total do corpo e da mente. D.M. Kraig descreve uma excelente técnica em seu livro Modern Magick.

Como de costume, haverá alguma leitura envolvida (acostume-se a isso).

Eu recomendo que você comece com Magick: Liber Aba – Livro 4 ,Parte 1: Misticismo. Não deixe que o nome do capítulo o preocupe, não vou pedir para você se sentar em uma posição estranha com um pires cheio de água na cabeça. Por outro lado, se você acha que isso é algo que seria benéfico… bem, continue! Por favor, lembre-se que o que escrevo aqui são apenas recomendações e sugestões baseadas em minha própria experiência e um pouco do que outros me disseram sobre a deles. Sua experiência provavelmente será diferente. É assim que deve ser.

Leia em seguida Magick: Liber Aba – Livro 4 Parte II: Magick (Teoria Elementar). Essa é mais uma daquelas coisas que eu digo: leia, leia de novo e depois uma terceira vez.

Nós vamos manter as coisas simples. Existem “mistérios” em relação à maioria dos rituais e você vai, ou deve, aprender mais sobre eles à medida que continua sua jornada. O importante agora é que você aprenda esses pequenos rituais e seja consistente em sua prática.

TOME NOTA! A PRIMEIRA palavra da Lei é “FAÇA”. O conhecimento por si só tem algum benefício, mas para ser ricamente recompensado, é preciso FAZER o trabalho!

Liber Resh


A importância deste pequeno ritual não pode ser suficientemente enfatizada. Eu também diria adiar as instruções do item 6 até que você tenha memorizado completamente o ritual e a adoração. (ver Liber Resh)


No item 5 se fala da adoração, mas que adoração? “Não está nas instruções!” As instruções dizem que seu superior irá ensiná-lo a você. Dificilmente me considero seu superior, mas fornecerei a adoração que uso e acredito ser um pouco “padrão”. Lembre-se de que a adoração deve ser expressa após cada um dos quatro pequenos rituais durante o dia.


Unidade extrema revelada!

Eu adoro o poder do Teu sopro,

Deus supremo e terrível,

Quem faz os deuses e a morte

Para tremer diante de Ti—

Eu, eu te adoro!


Apareça no trono de Ra!

Abra os caminhos do Khu!

Ilumine os caminhos do Ka!

Os caminhos dos Khabs percorrem

Para me agitar ou me acalmar!

Aum! preencha-me!


A luz é minha; seus raios consomem

Eu: fiz uma porta secreta

Na Casa de Ra e Tum,

De Khephra e de Aathoor.

Eu sou teu tebano, ó Mentu,

O profeta Ankh-af-na-khonsu!


Por Bes-na-Maut meu peito bato;

Pelo sábio Ta-Nech eu teço meu feitiço.

Mostre teu esplendor de estrelas, ó Nuit!

Convide-me dentro de tua Casa para habitar,

Ó serpente de luz alada, Hadit!

Fique comigo, Ra-Hoor-Khuit!


Somos instruídos que o ritual deve ser realizado ao amanhecer, meio-dia, pôr-do-sol e meia-noite. Muitas pessoas acham difícil manter esses horários e, em vez disso, usam ao acordar para o amanhecer e antes de ir para a cama à meia-noite com os ajustes necessários para o meio-dia e o pôr do sol. A chave é fazer o seu melhor para realizar os rituais nos mesmos horários todos os dias. Lembre-se também de que esses horários precisarão ser ajustados de acordo com o caminho do Sol ao longo do ano.


Dizendo a Vontade


Muitas pessoas ficam surpresas com a aparente simplicidade dessas práticas rituais iniciais. Em certo sentido, são práticas simples de atenção plena, no entanto, são importantes, embora você possa não entender bem o porquê até depois de executá-las regularmente por algum tempo. Ignore-os por sua conta e risco. As pessoas que os ignoram geralmente descobrem que precisam voltar ao início e, às vezes, simplesmente desistem.


Dizer a Vontade é outra prática que você deve começar imediatamente. Existem muitas variantes desse ritual simples e você certamente deve usar as variantes que melhor se adequam às suas circunstâncias. Vamos dar uma olhada na forma mais comum em que um líder inicia o ritual, aqueles que estão participando falam as perguntas e o líder responde e encerra o ritual:


Líder: (bate 3-5-3) Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei.

Todos: Qual é tua vontade?

Líder: Minha vontade é comer e beber.

Todos: A que fim?

Líder: Para que eu possa assim fortalecer meu corpo.

Todos: A que fim?

Líder: Para que eu possa realizar a Grande Obra.

Todos: Amor é a lei, amor sob vontade.

Líder: (bate uma vez) Comamos!

Algumas notas sobre a prática: A batida referenciada (3-5-3) é simples: bater na mesa 3 vezes, pausar brevemente, bater 5 vezes, pausar brevemente e depois bater mais 3 vezes. Observe que este é um total de 11 batidas. O número 11 é importante e você saberá o porquê mais tarde.


Se você estiver comendo sozinho, simplesmente deixe as perguntas de fora e use as porções principais.


Da próxima vez, discutiremos um ritual importante chamado Ritual Menor de Banimento do Pentagrama, mas, por enquanto, você tem alguns rituais diários simples, mas importantes, para trabalhar. Continue, memorize e continue lendo, especialmente o Livro da Lei, e não esqueça seu diário!


Ritual Menor de Banimento do Pentagrama

Como já disse várias vezes, uma base firme é importante. Nesta parte final da série, vamos primeiro dar uma breve olhada no que muitos consideram um dos rituais mais importantes que você usará: o Ritual Menor de Banimento do Pentagrama ou RMBP Originalmente, eu pretendia incluir as instruções passo a passo para o RMBP aqui, mas você encontrará essas instruções em grande parte da leitura que você já fez (ou deveria) estar fazendo. Você também pode encontrar tutoriais em vídeo no YouTube para ajudá-lo.


O Ritual Menor de Banimento do Pentagrama foi construído por membros da Ordem Hermética original da Golden Dawn, mas tornou-se uma pedra angular do ocultismo. É altamente dinâmico combinando “oração” e invocação para “limpar e preparar” um espaço ritual. A ideia básica, e alguns diriam menos digna, é banir energias indesejadas


Crowley, como parte de uma nota de rodapé de seu poema The Palace of the World, disse isso sobre a importância do RMBP:


“Aqueles que consideram este ritual como um mero dispositivo para invocar ou banir espíritos, são indignos de possuí-lo. Devidamente entendido, é a Medicina dos Metais e a Pedra dos Sábios.”


O RMBP é composto de quatro seções: 1) A Cruz Cabalística, 2) A Formulação dos Pentagramas, 3) A Evocação dos Arcanjos e 4) Repetindo a Cruz Cabalística.


Um aspecto muito importante de muitos rituais é a vibração dos nomes divinos.


Do que se trata essa coisa de “vibração”?


As instruções completas para a vibração dos nomes de Deus em Liber O (seção III partes 3-6) são importantes. Neste ponto, dê atenção especial à parte 4:


(a) Fique em pé com os braços estendidos. [O Sinal de Osíris Morto] (b) Inspire profundamente pelas narinas, imaginando o nome do Deus desejado entrando com a respiração.

(c) Deixe esse nome descer lentamente dos pulmões para o coração, o plexo solar, o umbigo, os órgãos genitais e assim até os pés.

(d) No momento em que ele parecer tocar os pés, avance rapidamente o pé esquerdo cerca de 30 centímetros, jogue o corpo para frente e deixe as mãos (atraídas para o lado dos olhos) dispararem, de modo que você fique em pé na posição típica do Deus Hórus, e ao mesmo tempo imagine o Nome correndo através do corpo, enquanto você o expira pelas narinas com o ar que até então estava retido nos pulmões. Tudo isso deve ser feito com toda a força de que você é capaz.

(e) Em seguida, retire o pé esquerdo e coloque o dedo indicador direito sobre os lábios, de modo que você esteja na posição característica do Deus Harpócrates.


Em Magick in Theory and Practice Crowley afirma: “É um sinal de que o aluno está realizando isso corretamente quando uma única “vibração” esgota inteiramente sua força física. Deve fazê-lo ficar todo quente ou transpirar violentamente, e deve enfraquecê-lo de tal forma que ele terá dificuldade em permanecer de pé.”


O documento Z1 da Golden Dawn dá um aviso solene: ao usar o “modo tradicional de pronunciar os Nomes Divinos por vibração, que o Adepto tome cuidado para que ele o aplique apenas aos Nomes Divinos dos Deuses”. Observe que outros acreditam que a porção “Cruz Cabalística” do LBRP deve ser “vibrada” também.


Para concluir


Em conclusão, não há conclusão. As coisas continuarão como sempre foram, ficando cada vez mais estranhas. – Roberto Anton Wilson


Se você está lendo muito, o que eu sinceramente recomendo, é provável que você encontre muitas variações de como executar partes específicas do RMBP. Experimente todos eles! Este SEU trabalho.


O que se segue é o que normalmente muitos recomendam como um “pacote inicial” para a prática diária de magick:


Liber Resh

Praticando a “vontade” nas refeições

O LBRP Duas vezes por dia

Alguns dirão que se deve praticar o Ritual Menor de Banimento do Pentagrama à noite e o Ritual Menor de Invocação do Pentagrama pela manhã. Eu recomendo que você se familiarize com o LBRP primeiro e talvez adicione o outro ritual posteriormente.


Novamente, mantenha um diário após cada sessão de prática. Diário. Eu mencionei seu diário?


Você descobrirá que outros podem recomendar coisas diferentes para começar. Novamente, não é minha intenção dizer a ninguém como Thelema.


Espero que você tenha achado esta série útil para começar suas próprias aventuras com Thelema. Mantenha-se nisso. Esta é chamada de a Grande Obra precisamente porque dá trabalho.


Vou terminar sua série com uma das minhas citações favoritas de Liber AL.


Lembrem-se todos vocês que a existência é pura alegria; que todas as tristezas são apenas como sombras; eles passam e são feitos; mas há o que permanece. – Liber AL vel Legis II.9


Em Nomine Babalon.

Liber C vel Agape


O Livro sobre a Revelação do Santo Graal, onde se discorre sobre o Vinho do Sabat


Amor é a lei, amor sob querer.

O Sol é o Vinho, a Lua é a Taça.

Vertido seja o Sol na Lua.

Hafis


“Inverte o círculo três vezes

e cerra temerosamente os olhos:

ser-lhe-á concedido do mel do orvalho

e do leite do paraíso.”

Sal Philosophorum


“De um lado Baco, o Criador de ambos os sexos, do outro lado um tigre em pleno salto, devorando os cachos de uma vinha em forma de gente, cujas mãos recebem do mesmo Baco uma outra videira. Esta gravura representa a vinha entre os atributos criativo e destruidor de Deus: um deles dá o fruto, o outro imediatamente o devora. No pescoço do tigre enrola-se uma guirlanda de hera, o que mostra que o destruidor e o criador são Um. A hera (como também outras trepadeiras sempre-verdes) simboliza a Juventude e a Virginalidade perenes.”


Criatio in Principio


De tua mão, ó Senhor, provém todo o Bem: de ti provém toda a Misericórdia e a Bênção! Os sinais da Natureza são indicados por teus dedos, contudo só quem aprendeu em tua escola é capaz de decifrá-los. E como os servos miram as mãos de seu Senhor e as criadas as de suas amas, assim nossos olhos te seguem, pois tu sozinho és nossa ajuda. Ó Senhor Nosso Deus, quem não louvar-te-ia? A ti, o Senhor do Universo! Tudo provém de Ti, Tu és Tudo, a ti tudo retorna! Tu sozinho és os Senhor e não existe outro além de ti! Quem não honrar-te-ia, ó Senhor do Universo, a quem ninguém se iguala, que tem morada exterior no céu e interna em nossos corações? Ó Deus, imensamente grande e indizivelmente pequeno, estás em todas as coisas e todas as coisas estão em ti. Ó Natureza! Tu mesma derivaste do Nada! Como deveria eu chamá-la? Em mim mesmo não existe mais que eu mesmo: Sou em Ti o Nada verdadeiro! Vive, pois, em mim e conduze-me ao Ser em Ti”.


Instrução do O.H.O. a Baphomet


Merlin [Reuss] pela graça do Deus que é três em um, e pelo consentimento do Mestre do Oculto, conferem o Serviço à Humanidade e entre vós como Chefe Externo da Ordem, exaltado O.H.O, a Baphomet [Crowley] Summus Sanctissimus Xº O.T.O. da Irlanda, Iona e Bretão no Santuário da Gnosis, Grão-Mestre dos Cavaleiros do Espírito Santo, o mais alto comandante e Poderoso Soberano da Ordem Sagrada do Templo, etc., Saudações e Paz em todos os nomes santos e misteriosos do mais verdadeiro e sempiterno Deus, e em Palavra e em Espírito Santo.


Ouve tu, ó mais-que-santo, Irmão-Mor e mais iluminado, minha palavra, e acata meu conselho e meu sermão.


Encerra minha palavra em teu coração e sela teus lábios!


Revela isto somente a quem o merecer: e manifesta-o apenas àqueles que crêem.


Há algum dentre vós mui distintos Senhores Cavaleiros [Sir] que são soberanos grão-general-inspetores e que minha palavra compreenda? Há alguém em Konistorium [Conselho da Ordem] que compreenda a O.T.O. verdadeiramente?


Procurai e vede: revelai a mais íntima vontade de cada cavaleiro e ungí-a com um juramento. Testai-a ademais ao extremo e conduzi-a à derradeira prova.


Iniciai-a então secretamente no mais alto mistério: deixa-o então participar do último dos Mistérios.


Pois somente neste Arcano e neste apenas jaz a Divindade, sim, aquele que o possuir já não será um homem, mas DEUS.


Ex conventu

Ettae

die Mariae

Sacrificatae An VIII [1912]


Salutatio


Baphomet, sob a Graça do Deus Uno e Tripartido e sob o beneplácito e a nomeação da O.H.O. e do Mestre Secreto: Rex Summus Sanctissimus Xº O.T.O. da Irlanda, Iona e o Bretão no Santuário da Gnosis, Grão-Mestre dos Cavaleiros do Espírito Santo, Lugar-Tenente Comandante [Komtur] da Sagrada Ordem do Templo, aos mui distintos senhores Cavaleiros [no âmbito de] um Grande Soberano e Inspetor-Geral do Antigo e Presumido Rito de 95º do Real Ritual de Memphis inteiramente iniciado nosso Augusto IXº, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, um Deus, IAO, eterno, indivisível, Todo-Poderoso, Onisciente e Onipresente.


Graças a Deus e à graça de Nosso Senhor Jesus Cristo e a presença do Espírito Sagrado esteja convosco, hoje e até o final dos dias. Amém.


Aqui se segue agora o secretíssimo dos Secretos, a chave de toda Magia, sob a amorosa bondade do O.H.O. me é revelado sob vossa Instrução e Proveito.


Lege. Judica. Tace.


De Natura Arcani


“Sou o A e o O, o Princípio e o Fim. Eu, a quem

tem sede darei de graça da fonte

da Água da Vida. Vencedor tudo isto herdará

e eu lhe serei Deus e ele me será filho”

Apocalipse, 21:6-7


“Ex henos ta hanta genesthai, kei eis t’auton analuesthai.”

Plato, Phaedr.


Achega-te a mim, para que eu te possa descortinar a mais imensa das maravilhas. Sabei, nosso início é em Deus, e nosso fim é em Deus: isto constitui-se assim na Grande Obra, para a conquista da Divindade.


Compadecido e com afetuoso amor descortinou ele os campos da antigüidade para o caminho da [para tanto necessária] prontidão contida. Os gnósticos e os maniqueístas têm-no preservado [o caminho da prontidão] em todas as suas arqui-secretas congregações, tal como o aprenderam dos grandes magos egípcios: tampouco aos crísticos era estranho este mistério, nem aos adoradores de MITHRAS. O mistério jaz oculto na Fábula de Samsão; e nosso Senhor Jesus Cristo proferiu-o pela boca dos Amados Discípulos.


Este foi o mais oculto dos mistérios dos Senhores Templários e os irmãos Rosa-Cruzes o conservaram em seu Colégio do Espírito Santo. Diretamente deles e de seus seguidores os Irmãos Herméticos da Luz. Nós o recebemos e agora o transmitimos.


Sabei que o mistério consiste num determinado Rito, numa Alta Missa que se faz celebrar no Templo do Sagrado Espírito. Não sois vós então Reis e Sacerdotes de Deus, Mui Elevados Senhores Cavaleiros e meus amados e iluminados irmãos [IXº – XIº]?


Este é o verdadeiro sacramento [do Esperma e do Glúten] através do qual vós ides tomar parte no corpo e no sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo – não em sua morte mas em sua Ressurreição. Através disto vos tornais crianças da Luz, Veículos do Espírito Santo, totalmente puros, cavaleiros do Santo-Gral, Majestosos Cavaleiros da Ordem Sumamente Sagrada dos Kadosch. Através disto obtende vós GNOSIS; através disto tornai-vos Membros do Santuário [da O.T.O.].


Abençoados aqueles que recebem esta oferenda e assim adquirem direito à Árvore da Vida, podendo penetrar na cidade pelo portal adentro.


Pois cães e magos e prostitutas e assassinos e idólatras estão sem [este sacramento] e também todos aqueles que amam a mentira.


E o Espírito e a Noiva dizem: Vinde! E deixai que aquele que ouve diga: Vinde! E deixai que o sedento diga: Vinde! E quem ainda quiser, deve graciosamente tomar da Água da Vida .


De Alechemis


Nossos iluminados irmãos os Alquimistas eram sábios na Sabedoria de Deus e hábeis nas habilidades humanas – eles se consagravam extensivamente à magia material para encontrar a medicina dos metais, do Aço dos Sábios, a Tintura Alva e a Vermelha, o Elixir da Vida.


Pois (assim dizem eles) com a prosperidade vem o ócio, através da saúde, energia e com uma vida longa um tempo a mais: tudo isso queremos consagrar à execução da Grande Obra.


Eles possuíam verdadeiramente esse segredo, que a Tradição não perdeu com o passar dos séculos.


Ó tu que lá no alto estás com Deus!


Ó tu Eleito dos Homens!


Ó tu sobre quem caiu a Misericórdia de Cristo!


A ti desvelamos o indizível e insondável Mistério. Passamos a confiar-lhe o Arcanum Arcanorum, o ocultíssimo Tesouro dos Sábios. Sem ele, tudo se torna frio, inerte, morto. Com ele tudo é fogo, força, espírito, criação. Esta é a porta para todas as portas do Reino dos Céus! Este é o Cetro do Rei, que lá habita.


A posse e o correto uso desse mistério possibilita centuplicadas forças. Sim, verdadeiramente cêntuplo é o ganho. Pois este mistério foi passado diretamente por Jove ele-mesmo, cuja letra PK é: as iniciais de nosso Athanor e de nosso Curcurbite , como são em grego denominadas.


E verdadeiramente nomeio dessas forças apenas sete, a Eleusis da Glória, a Estrela sobre o Firmamento dos Irmãos da Hermética Luz.


Lua: A primeira delas é a construção dessa, que é não-nascida, e deveras transforma-se num prodígio.


Vênus: A segunda é a Harmonia e a Maestria desta, que simultaneamente e com amparo ajuda – desde sempre tua gêmea e consorte.


Marte: O terceiro traz juventude, beleza e força, com os quais tu nunca envelhecerás.


Saturno: O quarto traz o prolongamento da vida.


Mercúrio: O quinto é a obtenção do Altíssimo, a Magia da Luz.


Júpiter: O sexto te protege e te auxilia a estabelecer-te no mundo dos negócios. Ele o conduz a um alto nível e à honra.


Sol: Através do sétimo recebes toda Luz e reconheces o terreno, pois tu compreendes tanto a alma terrena quanto a alma espiritual do homem.


Não é esta propriedade mais valiosa do que toda a imundície da Terra?


Não é uma pérola mais cara do que todos os tesouros marinhos?


Não compensa, por este objetivo, despires-te de toda a indumentária? Um preço, que para alcançá-lo nenhum esforço é cansativo demais, nenhum movimento excessivamente exaustivo, nenhum sacrifício demasiadamente grande. E que de tuas mãos jorrem bênçãos, sim, verdadeiramente e Amém, seja tua cornucópia elevada para todo o sempre.


Tu esforçaste-te para tanto e o conseguiste! Ei-la aqui, ei-la aqui, não menos, aqui nesta hora em que te corôo, aqui no Santuário da Gnosis, Elevado, Iluminado e agora três vezes Sagrado Irmão da O.T.O..


De Natura


Aprende primeiramente o que concerne à natureza. O fundamento da vida mineral é matéria [Hyle] e é escuridão.


O fundamento da vida das plantas á a clorofila e é verde.


O fundamento da vida animal é o sangue e é vermelho.


O fundamento da vida divina é Luz, cujo mais suave brilho vai além do violeta.


Portanto ninguém [na O.T.O.] tem permissão de usar seja o que for de violeta exceção feita aos OHO e seus substitutos diretos Mais Sabios Soberanos Grande Mestre Geral, o Mais Potente Soberano Grande Comandante da Grande Loja e Soberano Geral Comandante o mais elevado e santo Regente Xº de cada país.


De Nomine Dei


[Encontra-se aqui o Hexagrama como foi desenhado por Eliphas Levi, o fundo contudo não está tão escuro]


Eu vos conjuro, Altos Senhores Cavaleiros e Plenamente Iluminados Irmãos [IXº] compreendai que este Mistério depende de um mais alto do início ao fim .


Ele não está representado de maneira que nosso entendimento possa compreendê-lo: e ainda que nossos corações dissolvam-se em Amor, nós não o alcançamos, pois ele, assim como o Sol é a alma, que por sua vez o reflete, ainda assim não o contém.


Agora é Ele o Pai, que gera a Palavra, que transforma, e o Espírito, que recebe: assim é também o Espírito que do pai emana, a Essência, que une o Pai ao Filho: e este Mistério está oculto em muitos nomes secretos, que agora lhes serão descortinados, vós Mui Elevados Senhores. Cavaleiros e Totalmente Iluminados Irmãos de nossa Antiga Ordem.


Aprendei portanto esta nossa terceira divisa de nosso Mais Alto Conselho, a significação mística. DEUS EST HOMO, i.é., Deus é Homem. O que significa também: ASSIM ACIMA COMO ABAIXO: ASSIM FORA COMO DENTRO. Não existe parte alguma do homem que não seja de DEUS: e não existe parte alguma de DEUS que não tenha sua correspondência na Humanidade.


E aprendei isto: nunca alcançarás Deus: pois tudo o que compreendes é tua própria criação como d’Ele Próprio. Tu O conheces, pois és Ele. Portanto há três no Céu, que disso prestam testemunho: o Pai, a Palavra e o Espírito: e estes Três são Um. E há deles Três na Terra, que disto dão testemunho: o Espírito, a Água e o Sangue: e esses Três são Um.


Neste três-em-um IAO o Pai é o I, o Espírito o A e O a Palavra: e aí A é o Espírito, M a água e Sh o Sangue: tudo isso perfaz 358: MS-hlCh, o Messias, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que por Sua morte liberou o Espirito, a Água e o Sangue – como testemunhou o Santo João em seu Evangelho. Deste modo Jesus Cristo é o Alpha e o Omega, o Símbolo da União de Deus com a Humanidade.


E aqui reside a segunda tríplice-unidade: DEUS, DEUS-Humanidade, Humanidade. E a este DEUS-Humanidade nossos antigos irmãos deram muitos nomes.


E mesmo tendo o Cristianismo profanado completamente o nome de Jesus Cristo, foi Ele preservado por nossos verdadeiros irmãos Rosa-Cruzes: e o que d’Ele se diz nos Evangelhos, nas Epístolas e no Apocalipse é verdadeiro, desde que interpretado à luz do Discípulo da Pedra [o sábio].


Portanto nossa salvação reside no DEUS-Humanidade: n’Ele somos ambos, DEUS e homens. O Testemunho disto foi traído e a quantidade dada maculada – assim como está escrito: “Não atireis vossas pérolas aos porcos, para que a vós não retornem, destruindo-vos!”


Por esta falha na guarda dos Mistérios foram os Adeptos perseguidos por 2000 anos. Atentai, Reverendíssimos Senhores Cavaleiros, que por vosso erro a verdade não se perca. Não confieis em estranhos: procurem por um herdeiro [do Mistério].


De Arcano Fratum Amussis


Dele é Nosso Senhor o Pai-Filho, Criador, Mantenedor e Destruidor, Um, Altíssimo, Plenipotente, Dispensador da Vida e da Morte, Imperador e Vice-Rei dos Céus: e na Terra temos Seu Representante, a Imagem Sagrada [Eidolon] na área aliada, da qual somente falamos de maneira encoberta, pois Ele está acima de tudo, do que é e do que há de existir, sagrado e oculto, o Archote no qual Prometeu nos trouxe o fogo celestial.


E tanto a Imagem quanto o Filho do Pai Supremo suportam morte e ressurreição: e os símbolos se correspondem: e as festas tanto de uma quanto da outra têm sido comemoradas através dos tempos pelos que crêem. E a massa néscia acabou por confundir ambos esses rituais na qual os ritos e processos de um e de outro se confundem; e assim passou a imperar a incompreensão e a ignorância. Portanto, tem-se festejado na Páscoa a crucificação e a cópula e, nove meses depois o nascimento da criança, que viveu 33 anos, o que significa uma geração humana inteira, tendo sido então crucificado. Isto se dá simultaneamente com o declínio do Sol pelo Equador e seu ressurgimento, e se renova com a batalha diária de morte que o Sol perfaz. E agora podem nossos Irmãos possuidores da verdadeira chave de todas as religiões [compreender que] todos os cultos representam quer os mistérios do Lingam e da Yoni, ou os do Sol, Lua e Terra, que em si mesmos encerram todos os ritos, criando novas crenças e novas festas, regendo o mundo de direito e por direito sob a égide do Altissimo e Sacríssimo Rei Xº, que se constitue em seu Pai e Deus.


Este é portanto o mistério dos velhos hierofantes, ou seja, o de que os homens podem unificar neste culto o Sol no Céu e o Falo sobre a terra, pois tais Mistérios iluminam e são verdadeiros, e não há quem o possa negar. Ou seja, o que está escrito: “Paz na Terra e Alegria aos Homens”!


E este é o mistério final e verdadeiro da maçonaria: não é este Sol o Construtor Todo Poderoso de todos os mundos, o Pai do Universo, a Representação do Macrocosmos? E não é este Falo o Todo Poderoso Construtor deste outro universo humano, o pai dos homens, a representação do Microcosmos? Não é esta uma Verdade que foi confirmada pela boca de duas testemunhas? Estai, portanto, vigilantes, preservai o Deus de realeza que habita em vós na imundície, conservai-o puro diante de vosso Senhor, que é a verdadeira Luz, Vida, Amor e Liberdade.


Cuidem, portanto, para que nessas preleções nenhuma palavra seja dita a mais: e que vós através de profunda e contínua leitura dos textos iluminai vossas almas.


Finalmente, sede verdadeiramente iniciados maçons: agora finalmente sois merecedores de executar o ritual adequadamente e com probidade – sede vós os portadores da Luz, Vida, Liberdade e Amor a todos os homens livres, maiores de idade e de boa reputação, e concedei a eles o acesso a esta Loja.


De Sactissime Trinitate


A mais-que-sagrada Tri-Unicidade, Una e Indivisível, encontra-se oculta:


Por nossos Irmãos egípcios arianos no trigrama AUM


por nossos Irmãos egípcios no trigrama AuMN


por nossos Irmãos árabes no trigrama ALL


(o L se dobra para denotar a natureza dupla do Logos)


por nossos Irmãos gnósticos no trigrama IAO


por nossos Irmãos hebreus no trigrama IHV e AMN


por nossos Irmãos chineses no trigrama TAO e em seu símbolo


por nossos Irmãos rosa-cruzes no trigrama INR e em seu símbolo


por nossos Irmãos da Arca Real na tríplice palavra de seu grau


por nossos Irmãos maçons pela palavra tríplice de seu Grau de Mestre


por nossos Irmãos cristãos no trigrama IHS e por nós mesmos à nossa própria maneira e modo de muitas formas secretas e sabidamente pelo trigrama O.T.O..


Vós conheceis ainda muitas outras designações d’Ele: todas contudo significam Um: e embora Ele seja Tudo, esteja em Tudo, sobre Tudo e sobre Todos, existe ali um aspecto que todas as descrições enfatizam, qual seja o de que ele é Um com nossa Natureza, tanto em carne como também em espírito.


De Meditatione


Por ser ele Tudo e por através dele estarem todas as coisas ordenadas, apesar da completa confusão, a diversidade sobrepujou a Unicidade, o Uno.


E aqui jaz a razão: nenhum homem sozinho é a representação completa e proporcional de Deus, como também nenhuma mulher sozinha o é. Pensai exatamente acerca destas palavras e percebei o que elas não dizem.


Quando nossos irmãos na China fecham um contrato eles costumam rasgá-lo ao meio e cada parceiro recebe uma metade, de tal forma que apenas juntando-se as duas partes a coisa fica inteira. Da mesma maneira dão-se as coisas em relação ao Reino dos Céus.


Esta é portanto a introdução. Até que não contenhais a outra metade na parte posterior de sua cabeça, não o compreenderás.


Esta é portanto a Obra do Criador, que dividiu, para poder reunir novamente.


Foi a Grande Obra perpetrada em Nosso Senhor Jesus Cristo.


Segue-se aqui o Liber 333 [Crowley], Capitulo 36.


A Safira Estrela


Que o Adepto esteja munido de sua Cruz Mágica (e provido de sua Rosa Mística).


No centro [do círculo mágico] que dê os sinais L.V.X.; ou, caso os conheça, e [se quiser e ousar, e puder manter silêncio sobre eles] os de N.O.X., sendo eles os sinais de: Jovem, Homem, Donzela, Mulher. Omita o sinal de “Ísis Regozijando”.


Que vá em direção ao Leste, faça o Hexagrama Sagrado e diga: “PAI E MÃE, DEUS UNO ARARITA”.


Que gire em direção ao Sul, faça o Hexagrama Sagrado e diga: “MÃE E FILHO, DEUS UNO ARARITA”.


Que gire em direção ao Oeste, faça o Hexagrama Sagrado e diga: “FILHO E FILHA, DEUS UNO ARARITA”.


Que gire em direção ao Norte, faça o Hexagrama Sagrado e diga: “FILHA E PAI, DEUS UNO ARARITA”.


Que retorne ao Centro, e então Ao Centro de Tudo (fazendo a Rosa-Cruz como deve conhecer) dizendo: “ARARITA ARARITA ARARITA.”


(Então os Sinais serão os de Set triunfante e de Baphomet. Set também aparecerá no Círculo. Que beberá desse Sacramento e o comunique.)


Que então diga: “TUDO EM DOIS: DOIS EM UM: UM NO NADA. O QUE FAZEM QUATRO OU TUDO OU DOIS OU UM OU NADA.


GLÓRIA AO PAI E MÃE E FILHO E FILHA E ESPÍRITO SANTO EXTERNO E ESPÍRITO SANTO INTERNO QUE FOI É E SERÁ ATÉ O FIM DO MUNDO SEIS EM UM PELOS NOMES DE SETE EM UM ARARITA.”


Que então ele repita os sinais L.V.X. mas de não os N.O.X.: pois não é ele que ascenderá diante de Ísis Regozijando.


De Tota Symbola Dei


Te proteja, caríssimo Irmão, que não te confundas e te atoles no raciocínio sobre a Unidade: pois o Primeiro Princípio aparece em sua forma contrária. Pois é Ele teu Pai e tua Mãe, apesar de que o modo pelo qual o apreendes possa se ter alterado. Agora macho e fêmea estão opostos, embora n’Ele não exista nenhuma antinomia.


Estuda pois o símbolo inteiro e, ainda que o gires e o revires, ele não se altera. Vai de abismo em abismo! O encontrarás sempre como Nada e sempre como Muitos e sempre como Um e sempre como Tudo.


Como já o dissemos, o símbolo inteiro é tríplice. Freqüentemente, porém, homens sábios e santos o representaram com Dois-em-Um, o terceiro tornado invisível. Exemplos são: o ponto no círculo, Lingam e Yoni, a Rosa e a Cruz, o círculo subdividido dos chineses, a cruz no círculo ou o diamante [cruz no quadrado], a torre e a nave da igreja, a cruz tríplice e eneavada em diamantes invisíveis, diante dos quais os membros de nosso Superior Conselho antepõem suas assinaturas, entre outros.


E cada um desses símbolos testemunha a Grande Obra: o êxtase de reunificar-se com o Todo. Pensa portanto em:


1. DEUS e Humanidade como Humanidade-Deus.

2. Sujeito e Objeto em Samadhi.

3. Macho e Fêmea como Humanidade.

4. Círculo e Quadrado em k (pi) ou: como queiras: TUDO É UM.


[Segue-se aqui a Ilustração de Baphomet e do Microcosmos por Vitruvius.]


Alter Tractatus De Trinitate


Lavado em puro vinho e consagrado pelo fumo da cozinha da Luz aparece tiritante em puro júbilo diante da Arca, enquanto o véu do Mistério-Todo-Sagrado é rasgado pela espada do Grande Mestre do Todo Altíssimo.


Vê a sacramentada Tri-Unicidade, Una e Indivisível, IAO. Uma é a Tri-Unicidade Toda-Consagrada: e três suas pessoas ou máscaras. Um é seu Espírito, Um é sua Especificidade, sua Mutabilidade. Ararita! Ela é o Sêmen, que através de todas as alterações permanece o mesmo, se conserva o mesmo, protegido e Todo-Abrangente, IAO SABAO.


Agora é o Pai Um, vertical [ereto], Uno, Eterno.


E o Filho é Um, na similitude com o Pai, e contudo duplo em sua natureza de Deus-Homem. E reside aqui um Mistério: pois por ele ser Palavra, é Espírito que emana do Pai e cria os mundos.


E o Espírito é Um, Não-Nascido, mas permanentemente Existente, o Sêmen, do qual Pai e Filho em Verdade são meros Guardiões e Veículos. E a natureza do Espírito é Liberdade e, como o vento, Ele vai onde quer e a quem lhe compraza, fecundando os mundos.


E assim como o Filho é duplo, é duplo o Espírito: pois é ele ambos, macho e fêmea. Pois a pomba é o pássaro de Vênus: nosso então Irmão Marcus Valerius Martialis, grande conferencista do Império Romano na Antigüidade, encobriu o Falo Sagrado nesse quadro. Ele é a Mãe. Ele é o Regaço. Ele é o esperma que fecunda o óvulo; não, Ele é a coisa fecundada, auto-pulsante, que não é esperma nem útero, mas o casamento desses dois, a Tintura Perfeita, a Medicina dos Metais, a Pedra dos Sábios, o Remédio Universal, o Elixir da Vida.


É ele a Pomba que, em seu retorno à Arca de Noé, trouxe em seu bico um ramo de oliveira. É ele a Águia de Júpiter, o Cisne de Brahman.


Esta duplicidade causou intermináveis mal-entendidos na compreensão usual. Pois não fica aí entendido que o homem é o guardião da vida divina e a mulher apenas sua transitória ajudante: o depositário de Deus mas não o próprio Deus. E assim blasfema quem quer que cultue a falsa Tri-Unicidade de Pai-Mãe-Filho; bocarras cegas que cospem veneno: que pereçam no Dia do Conosco-Estai!


Além do mais, é o Espírito Santo a Unidade na Tri-Unicidade, o Pai e o Filho que são os guardiões da Quintessência mesma, herdeiros da Quintessência, [guardiões] do próprio âmago quintessencial, não são contudo a Quintessência ela-mesma. E esta é Divina [ocorre no céu]: na Terra unem-se contudo o Filho Pai e Espírito como Homem e Mulher, Deus e Homem. Este Mistério não será compreendido enquanto [fazendo uso] dos instrumentos divinos o homem não se aperceba e aperfeiçoe-se nisso, da maneira como foi aqui revelado, Altíssimos e Iluminados Irmãos.


De Una Substancia


[Aqui se encontra a Tábua Esmeraldina de Hermes Trimegistos]


Deus é Espírito e Verdade é Una: e Uno é Deus em matéria e ilusão. Ó Irmão! Ó Iluminados e Excelsos Senhores Cavaleiros, guardai isto tão energicamente quanto o punho da espada na hora do perigo!


Una é a Essência Divina e Una é a Essência Humana.


Mas assim com Deus é apenas Um, pois ele é três em Um, assim também é Uno o Homem, sendo ele dois em Um.


Assim como a Essência de Deus jaz n’Ele mesmo, da mesma forma ocorre também com a Essência Humana.


Mas em virtude de não ser o homem ele-mesmo, mas apenas uma parte de si-mesmo, essa essência (Divina) não se encontra nele de forma plena. Ela só pode ser encontrada plenamente sem ele, e pode ser obtida “per se” através da pureza do Sacramento Eucarístico.


De Cena Suprema


[Título Original: “De Sacrificia Eucharistico”]


Ler João IV:13-16, 31-32, VI:27, 48-58: VIII: 38,1. Epístola de Paulo aos Coríntios X: 1-4, 16-17 e 23-30:XIII:3.


O sacramento se celebra em duas etapas: pão (o feminino) e vinho (o masculino).


O pão é solido, branco, o fruto da Terra, o alimento do Homem, o Corpo de Cristo, a

Tintura Branca.


O vinho é fluido, vermelho, o fruto da videira, Fonte da Humanidade, o Sangue de Cristo, a Tintura Vermelha.


Este bi-partido sacramento é mortal: nele a Grande Obra não se consuma. A vida não está nem no pão nem no vinho: e ainda que eles possam ser o corpo e o sangue de Cristo, não são o próprio Deus, pois o Deus pregado na cruz não é o rei ressurrecto.


E, portanto, mui excelsos Senhores Cavaleiros e plenamente Iluminados Irmãos, eu vos conclamo a que cheguem à compreensão de que este sacramento de morte pouca serventia tem.


Deveis participar da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo em sua ressurreição: e só então a essência do sacramento do Elixir da Vida tornar-se-á autêntica.


Pois há de haver um e não dois, quer seja masculino ou feminino, sólido ou líquido. Ele conterá todas as possibilidades e sem isso nada será possível.


É o fogo prometéico no bem lubrificado Candeeiro de Vesta, a Kneph do Sacerdote de Memphis, o Disco Solar nos braços de Kephras: e a serpente que se enrodilha em volta do ovo.


Perguntai a nossos Irmãos, os alquimistas, e aos adeptos da Rosa e da Cruz. A primeira resposta: nada mais é do que o Leão com seu sangue coagulado e com o glúten da Águia Branca: é o oceano, que o Sol e a Lua banham. A outra: é o orvalho sobre a Rosa, aquele que oculta a Cruz. Perguntai aos antigos: sua resposta é que o mais velho dos deuses é Saturno. Tomai todo cuidado para que nisto não haja engano.


De Quintessencia


[Representação da Carta do Tarot “A Temperança”]


Abençoado seja aquele que a nós desvelou o Arcano dos Arcanos: é ele a Pedra Dissolvida: é o Elixir da Vida, o Remédio Universal, a Tintura, o Ouro do qual se pode beber.


Toma um Athanor e um Curcurbite e deixa preparado um Flaconete para este vinho do Espírito Sagrado.


Além disto, necessitarás de uma chama para a destilação. No Athanor está teu Leão, no Curcurbite a águia. Utiliza a princípio somente pouca chama, aumenta em seguida para chama total, até que o Leão apareça. Despeja teu destilado imediatamente no Flaconete que de antemão foi preparado.


De Modo Sacrifici Parandi


Estando agora tudo esclarecido diante de vós, mui augustos Senhores Cavaleiros e Iluminados Irmãos, não ide em atropelo ao Sacramento. Pois é esta Festa Sagrada. é o casamento da alma com Nosso Senhor Jesus Cristo: e deves estar adornado, como está escrito, pois a Filha do Rei é puro esplendor: Sua Vestimenta é de ouro fundido.


Assegura-te de ter cumprido a primeira regra de castidade: pois virginal deves comparecer diante de teu Senhor.


Em segundo lugar é preciso que jejues por sete horas antes de adorar, na Festa, a Tri-Unicidade Divina.


Terceiramente que compareças ao teu “Um” ornado de uma vestimenta multicolorida, que recebeste quando de tua iniciação.


E então, adentre tua Capela Secreta, passa uma hora em oração/adoração diante do Altar, eleva-te em amor a Deus e louva-o em Estrofes.


Efetua então o sacrifício da Missa.


Tendo o elixir sido preparado em silêncio e solenemente, consome-o sem demora. [Acontece agora a decantação da Gnosis sobre a Magia]. E durante todo o tempo mantém tua Vontade inquebrantável, totalmente concentrada sobre a finalidade estabelecida da operação. Além do que confia em Deus, que Ele com sua força conduza teus desejos correspondentemente.


Este é o mais antigo caminho, mas também o mais perigoso, pois há risco de profanação, o que amaldiçoaria teu comer e teu beber.


Reflete também no fato de que necessitas de experiência e de um condutor nas práticas, caso queiras criar/extrair o supra-sumo desta Obra. Quando semeias na ignorância das estações do ano, do clima e do solo, poucas sementes germinarão; o sábio agricultor, ao contrário, auferirá o rendimento ideal. Considera, portanto, que a Eucaristia é de tal tipo que algum resultado [de toda maneira] advirá, pois a Graça de Deus não é passível de ser contida ou manipulada. Se exercitares diariamente, te aprimorarás. E se estiveres na Obra com Espírito e Energia, atingirás a mais alta perfeição e levarás a termo a Grande Obra, antes da Terra ter completado seu segundo giro sobre si mesma. Assim isto deve ser.


[Segue aqui a Décima-Segunda Chave de Basil Valentinus]


[O manuscrito original contém agora as seguintes passagens]


In Fine


A matéria do Sacramento é a Quintessência da Vida de Deus, Deus é Homem. Prepara-te pela castidade, pelo jejum, pela vontade, pela vigília e pela adoração. Veste a túnica de tua iniciação e inflama-te diante do Altar.


Prepara o Elixir de Sangue do Leão Vermelho e do Glúten da Águia Branca. Consome o Elixir tão logo ele esteja pronto.


Exercita-te freqüentemente, pelo menos a cada mudança de Lua ou a cada dia do Senhor.


[Nota: O texto acima foi riscado por Aleister Crowley no manuscrito e falta em todas as cópias].


De Cantu


Este Elixir é o Germe da Vida. E apesar de ser a coisa mais poderosa e refulgente que existe no Universo, como a verdadeira representação de nosso Pai, o Sol, ao mesmo tempo ele é também a coisa mais delicada e mais sensível. Durante o preparo e a consumação permanece com tua espada flamejante para guardar seus portões: venera e inclui aí também a Luz do Todo-Poderoso e o poder das forças de tua operação.


E isto podes fazer adequadamente. Primeiro de tudo, deixa que tua Obra aconteça no Círculo Mágico. Depois, deixa que as forças (conforme indicadas) manifestem-se por invocações e sentenças. Por último, para iniciar a Obra propriamente dita e por toda sua duração, apenas uma invocação deve acompanhar o progresso da Obra:


Para uma Obra de Magia Sexual:


Tu Venus orta Mari Venias tu filia Patris,

Exaudi penis carmina blanda, precor,

Ne sit culpa nates nobis futuisse viriles,

Sed calaet cunnus semper amore meo.


Faze assim sempre com as palavras com as quais teu gênio poético te inspirar.


Contra Segnitatem


(Um sermão do Grão-Mestre da Ordem dos Templários em sua Igreja em Cambridge)


Lembrai-vos da promessa de vossa autoridade, Senhores Cavaleiros, Irmãos e Camaradas. Não desperdiceis vosso tempo com mulheres e torneios de cavalgadas! Pelas oito colunas que sustentam esta sagrada casa, isto não está direito! Verdadeiramente nossa Lei é Alegria, com toda virtude não negamos nossa humanidade, mas errais quando não vêde por detrás de vossos esportes o juramento ao Todo Poderoso. Não é este o cerne da verdade? O âmago da prova?


Portanto, ainda que sejais galantes ou façais torneios de cavalgadas (como o Santo Paulo, o bravo cavaleiro, quis dizer em sua carta) fazei tudo pela Glória de Deus. Mesmo quando fordes acometidos pelo poderio do demônio, sede homens, lutai fervorosamente pela graça de nosso Senhor Jesus Cristo e pensai em sua crucificação entre dois ladrões (como não pensar então na lança que o transpassou?) ali onde ele entregou seu espírito ao Pai, seja por trato ou por sofrimento.


Não digamos “Non nobis domine, non nobis!”? E ainda: “Accendant in nobis Dominus ignem sui amoris et flamman aeternae caritatis.” O que significa, Tua é a Pureza, não minha: e esta é a descida e a morada interior do Espírito Santo.


Não, verdadeiramente Deus est Homo, Deus est in Homine, Homo est Deus, quem creant Elohim. Assim sois cada um de vós masculino e feminino. Fazei, portanto, num o bem, no outro o mal, para que assim a inspiração se aposse de vós, sobre a qual vos asfixiais e morreis no instante de cruzar o portal e descerrar a arca.


Pois está o Espírito do Senhor comigo e eu profetizo.


Se vos não penitenciardes, vossa Ordem vos será arrancada pelo Senhor pela raiz. Eu, o Senhor, rir-me-ei por causa de vossa penúria, e me comprazerei em virtude de vosso medo. Sereis objetos do escárnio dos maus e as mulheres vos insultarão. Pelo grande nome de Baphomet eu vos admoesto a retornar com toda pressa ao Senhor, para que a misericórdia do Leão e da serpente convosco esteja, em nome de MEITHRAS ABRAXAS IAO SABAO.


Ide, pois, Senhores Cavaleiros, uni-vos, Damas e Cavalheiros, mas não deixeis que se obscureça vosso intelecto, não aprisioneis vossa Sabedoria. Conservai a indescritível coroa em sua beleza e de cada lado dela a maravilha que aguarda a todo aquele que segue com verdade seu juramento, que permanece puro, apesar de todas as tentações da vida, assim como a regra prescreve. E a bênção de Deus esteja convosco em Nome do Pai + Filho + Espírito Santo + Amen.


Tractatus De Re Maxima Occulta In Palacio Regis


Reflitai agora ainda que, no jogo cambiante dos opostos o homem é ativo e a mulher passiva, apesar de o homem representar a Alegria e a mulher a Força. É este o Paradoxo Hermético: e aquele que tiver ouvidos que ouvem, que ouça.


Portanto existe [exatamente] uma Arte Mágica que conduz à Vida e uma outra, que conduz à Morte. A primeira termina, a segunda retorna a si mesma. É, portanto, a segunda perfeita, o verdadeiro Ritual do Altíssimo a ser executado para a Missa, até mesmo para nossos sagrados e iluminados Irmãos.


Como Forma prolongada ela faz brotar [a arte mágica] o demônio e suas manifestações impuras, tal como consta “Demon est Deus inversus”. E, embora ela seja, ainda que limitada e não possa ser transmitida vida após vida, a mais alta de todas das ferramentas de clemência, assim como o vinho para a água ela se comporta em relação às outras [artes mágicas]. A seu modo, o que ela faz é elevar a Alma Humana. E quem adquirir maestria sobre isto, achará seu poderio austero. Este era o Segredo das forças de nosso Grão-Mestre Gaius Julius Caesar, de nosso irmão Richard Wagner que foi eminência no Canto em Bayern e de tantos que se tornaram famosos dentro e fora de nossa Ordem, atingindo o tamanho e o brilho dos astros celestes. Esta [arte magica] sobretudo é mais luzidia por conter em si a verdadeira Luz mais que as outras. Aquele que, portanto, for capaz de inverter o turbilhão da matéria é maior que aquele que ali trabalha. Amaldiçoado seja, portanto, e mais uma vez amaldiçoado seja aquele cujas forças se deixam solapar, que seja para sempre destroçado no abismo!


Despertai, meus senhores, sêde vigilantes, intransigentes, perseverantes e estai alertas: pois aqueles que procuram destruir-vos estão à porta!


Mas disso tudo nada está escrito aqui: este é o Livro do Caminho Estreito, que conduz à Vida.


De Lege


Amor é a Lei, amor sob querer.


Não tem então Agape o mesmo valor numérico que Thelema?


A palavra de pecado é restrição.


Faze o que queres há de ser o todo da lei.


Consta também: Também, tomai vossa fartura e desejo de amor como quiserdes, quando, onde e com quem quiserdes! Mas sempre para mim. Teus sejam o êxtase e a alegria da Terra: para mim! Sempre para mim!


Eu vos exorto, distintos Senhores poderosos e Príncipes Soberanos Plenos da Rosa e da Cruz, Senhores Cavaleiros Companheiros do Santo Gral, compreendai estas palavras para vossa nobre castidade e impoluta humanidade!


Vêde! Eu anunciei a Lei; eu a promulguei para vós. Coloquei-a simbolicamente diante de vós, troquei convosco a Palavra.


Vencedores do pecado e da preocupação, partícipes do Cálice das Bênçãos, Adeptos do mais alto dos Ritos, guardiães do Inefável Santuário, [livres] Cidadãos da Cidade da Verdade, Santos do Tabernáculo Perpétuo! Vos tenho revelado sobre a Eucaristia da Ressurreição.


Indiquei-vos o caminho.


Vos promulguei a Verdade.


Vos presenteei com a Vida.


Filhos dos Céus e Filhas da Terra, Crianças de Deus e Herdeiros da Imortalidade. O banquete encontra-se pronto nos palácios de meu Pai.


Irmãos da Luz, Vida, Amor e Liberdade, consagrados Senhores Cavaleiros da Ordem Kadosch, batei com vosso castão à porta do Reinado de Mais Sagrado, da Sacríssima Arca, pois temos vigiado através de todas as catástrofes, reino sobre reino, dos dias de Henochs até hoje – batei e vos abrirá e adentrareis e provareis do MANNA que vem de Deus.


Valedictio


E agora, mui distintos senhores cavaleiros e iluminados Irmãos, saúde e alegria de viver!


Eu vos saúdo secretamente, assim como “adequado” é: troco [convosco] o símbolo: eu sussurro a palavra, tal como a recebi: e de nenhuma outra maneira ou modo. Beijo três vezes o punho da espada.


Conclamo sobre vós a Benção do Deus Tri-Uno em seu nome mais secreto e oculto de Potentade, Oniciência e Onipresença: em nome do Pai + do Filho + do Espírito Santo + tomo eu minha despedida de vós.


Que a verdade do Deus Pungente e Altíssimo esteja convosco!


A Graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco!


Que desperte em vós o âmago do Espírito Santo!


Agora e para sempre assim seja, Amen!


Emitido por minha mão e com meu selo Baphomet Rex Summus Sanctissimus O.T.O. M.W.S.G.M.G. M.P.S.G.Cr de F. e I. G.B. e I., neste décimo dia de Dezembro de 1912 era vulgatis An VIII Sol no grau décimo-oitavo de Sagitário. Ano da Verdadeira Luz 000’000’000 no Zênite de Londres.


(Fornecido ao preço de 33 guinéis na Irmandade dos Totalmente Iluminados IXº , Associados do Santuário da Gnosis).


Anotações por Peter R-Köenig

Liber DCL vel De Fons Aqua Vita


Imprimatur: N. Fra. A.·.A.·.


Este livro é verdadeiro em alguns casos até Dominus Liminis, em alguns casos até Adeptus Exemptus, e em alguns casos ao fim do presente Aeon.


216, 8°=3 A.·.A.·.


0. Em nome do Senhor Therion, AUMGN. Essa é uma investigação sobre a Eucaristia de Dois Elementos; que ela se torne parte do Breviário da Santa Igreja Gnóstica Católica.


1. No Princípio havia a Iniciação, e assim seu Senhor decretou: “Eu cuspo em vossos credos crapulosos.” Então, que estes credos não sejam perseguidos, mas de preferência desprezados. Atacá-los seria louvá-los. Que o sacerdote lembre-se que na performance de seu trabalho ele representa Aquele que odeia que o mal seja feito neste mundo, e não mostra misericórdia.


2. No falso culto a autoridade era soberana, de tal forma que o Sacramento foi considerado santo até mesmo quando administrado por um sacerdote sem valor. Essa era a blasfêmia para não ser nascida entre vós. Está escrito “Conhecê-lo-eis pelos seus frutos.” Então, que o sacerdote seja puro, para que a congregação não seja envenenada por seu ministério! Pois desde que não existe deus senão o homem, tu és a própria fonte de teu poder.


3. Que o amor do sacerdócio seja sempre sob vontade. Que o seu trabalho esteja à frente de seus pensamentos e suas emoções. Pois se você não manter sua castidade intacta, subitamente sua congregação será afligida.


4. Preste um poderoso Juramento de Obediência Santa à Hierarquia, e procure não usurpar o trabalho de seus Superiores. Pois enquanto vós fordes meramente humanos, vós sereis tentados a fazê-lo pelas muitas energias que fluirão através de vós. No entanto, não erre obediência por negligência; pois seus Superiores, também, podem se tornar sem valor. Esta ordália pode levar à mais alta realização de um jeito ou de outro.


5. Não confunda Heru-ra-ha com Therion ou com Aiwass ou com qualquer Outro, dizendo: “Eles são um.” Pois sendo perfeitos, quando Eles são um, eles realmente são nenhum. Abaixo do Abismo nós alcançamos a verdade não através da razão, mas através da experiência. Então, inflamem-se em oração! É o suficiente. Aqueles que podem precisar de vocês para Suas obras farão conhecê-los a vós assim: quando a chama é pura e intensa, todo o lixo desaparece, e a verdadeira luz brilha adiante.


6. O Círculo Externo da Santa Igreja Gnóstica Católica é da pomba, não da serpente: então que nenhuma sacerdotisa administre os Sacramentos no Externo! Mas mesmo assim, que o sacerdote lembre-se de que o Phallus também é um Barco, e que não esqueça adiante de quem ele ajoelha! Pois se isso não for assim, então certamente os Sacramentos serão poluídos.


7. Em seu trabalho, o sacerdote é o copeiro do Cocheiro da Carruagem. Que ele seja como uma esposa fiel ao Senhor.


8. Não negligencies a Missa do Espírito Santo! Que o sacerdote adore nossa Senhora BABALON, que guarda o Abismo! Ele sentirá impureza em sua alma, que ele invoque Seu Cálice de Abominações, e beba tudo que é vertido dali. Se ele for um sacerdote verdadeiro, particularmente não preferiria ser aniquilado a provar-se indigno de seu trabalho?


9. Cubra o culto na mais alta privacidade! Que não seja visto ou partilhado por aquele que nega ou pelo pagão! Pois num barco, aquele que não rema é peso morto; e aquele que rema contra sua vontade é um escravo. Não existem escravos em Thelema, e não é o bote um símbolo da Igreja?


10. Existem dois meios para tocar a Roda do Destino: um, é procurar fazer girar o eixo você mesmo; o outro é não ter cuidado com o que o movimento causa. No final das contas, estes são um. Então, que o sacerdócio não discuta ou converta ou fale demais; que o próprio Universo escolha os fiéis através da Inércia. Mas você deveria fazer girar o eixo, que isso seja feito no aethyr, e seu chamado será como o Pelicano chamando suas crianças; não é o Pelicano um dos símbolos de nossa Ordem Santa? Nem que sua ânsia de resultado perturbe o Descanso Universal!


11. A Justiça é o Ajustamento: vigie sua congregação. Se eles negligenciarem o Liber OZ, investiguem-se diligentemente. Se o sacerdote não encontrar erros em si no Externo, então que ele filtre as sacerdotisas ou os acólitos. Não deveria haver erros neles, certamente um membro da congregação é inadequado à Eucaristia. Encontre-o: faça-o reparar o equilíbrio, ou será cortado. Não tolere o mal! Meça todos por seus feitos, não por suas palavras: em Thelema, apenas os feitos contam. O Senhor do Aeon prefere ser amaldiçoado por um humano justo do que fazer declarações desonestas de lealdade por um patife.


12. Que o sacerdócio não erre sacrifício neste Aeon! Pois a palavra sacrifício significa fazer sagrado; e a Fórmula da Santificação não é mais Morte e Ressurreição, mas sim Transmutação. Desta forma que não haja dar sem receber, pois cada trabalhador é digno de seu salário; a fim de que não sejam supostos escravos. Nem precisam os planos ser errados: o sacerdócio é uma vocação, não uma profissão; não foi sido dito para cobrirem-se em privacidade? Não existe necessidade pela morte ou sofrimento: dor não é um preço, mas sim uma conseqüência. A Fonte da Água Viva flui livremente da Taça de Nossa Senhora. Então malditos sejam todos aqueles que sacrificariam qualquer coisa neste mundo para obter qualquer coisa em outro! Pois os planos precisam ser mantidos separados, ambos Asar e Isa, em sua fórmula, não são de nós.


13. Possa a Morte ser prazerosa neste Aeon; possa ser vista com olhos abertos, e sem horror: pois tudo está no Corpo de nossa Senhora Nuit, do qual nossa Senhora BABALON não é mais que um reflexo. Nisto, novamente, que a experiência transcenda a razão para Seus escolhidos! Mas vós não errareis se vós fazeis da morte a mais alegre de suas festas. Não está escrito assim no Livro da Lei? E possa a onipresença de Seu corpo abençoar-vos com Sua escolha.


14. No Externo, os Dois Elementos em Opostos; no Interno, os Dois Elementos como podem ser. Então, conforme está escrito, sejais sábios como a serpente e inocentes como a pomba; mas que todos os seus rituais sejam a Ela. Pois assim como o homem está na mulher, assim também está a mulher no homem. Todavia, acautelem-se! Pois nossa Ordem é da Pomba. Que ninguém pegue um profano como um companheiro no Externo; nem mesmo em segredo.


15. Vós sois da Sinagoga de Satã. Lembrem-se então de banir todos os demônios e suas obras de seus caminhos, conforme está escrito em AL iii 49-56. Então vós podeis falar às pessoas seus rastejos, ou entrar nos lugares onde eles cultuaram, sem medo. Assim como a face visível de nosso Senhor move-se acima ou abaixo do horizonte da dança da Terra, o exorcismo precisa ser renovado se entrar em contato com os resíduos sujos. Que isso seja o perímetro de seu exorcismo! Quem são vós, que vocês deveriam salvar aquelas pessoas? Como está escrito: que eles morram em sua miséria. Pois eles não sentem.


16. Morte e loucura são partes da dança da vida: que todos os deuses salvadores sejam malditos entre vós, pois eles são escravizadores. Então não tenham vós inquisições ou guerras santas ou perseguições, pois estas são blasfêmias contra a liberdade de todas as almas. Vós devereis ser invadidos em sua privacidade por tais meios, destruam os invasores totalmente; mas não os odeie, pois o ódio é uma forma de amor, e seria reservado para iguais. Conforme está escrito: nos homens inferiores pisai na feroz ganância de seu orgulho, no dia de sua fúria.


17. Assim como Nuit nossa Senhora derrama o leite das estrelas livremente, que vós fazeis com os adoradores. Não interfira com sua liberdade, mas que sua Vontade nisto seja para fornecê-los com a maior Calma em sua Ida, onde quer que a Ida possa levar. Pois embora Ela seja a Moradia final de tudo, apesar disso é cada caminho único neles. Não blasfeme contra essa liberdade, senão você cairá disto.


18. Ocasionalmente o Jogo das Águas se tornará estagnado, e as trevas reunir-se-ão ao redor de vós. Regozije-se neste estado de sua Ida como em todos os outros, e sussurre para cada outro: o Senhor brilha até mesmo à meia-noite. De fato, existem aqueles que encontram-No nisto, após buscá-Lo diariamente ao meio-dia.


19. Hoor e Set são gêmeos. Não avalie o Bem e o Mal, mas particularmente una todos os pares de opostos. Esta é a chave da magia de nosso Senhor; assim tu honrarás o Aeon.


20. Não blasfemes contra o Liber AL, não ofendas contra as regras em Liber OZ! Nisto, a letra é o Espírito.


21. Pan é Nuit.


A.·.A.·. Publicação em Classes B – E