terça-feira, 26 de setembro de 2017

Paramahamsa Hariharananda



Paramahamsa Hariharananda ou Swami Hariharananda Giri (27/05/1907- 3/12/2002), foi um dos grandes mestres iluminados do Kriya Yoga, pertencente à linhagem de Mahavatar Babaji, Lahiri Mahasaya, Sri Yukteswar Giri, Paramahansa Yogananda, Swami Satyananda Giri e Shrimat Bhupendra Nath Sanyal Mahasaya. Atingiu o mais alto grau de realização espiritual almejado por um iogue, o supremo estado de Nirvikalpa Samadhi, no qual a pulsação e a respiração cessam pela completa fusão da consciência individual à consciência divina. Como santo e sábio da Índia e fonte transbordante de amor, dedicou sua vida à elevação espiritual da humanidade, tendo sido o único mestre realizado a ensinar a técnica sagrada de Kriya Yoga no Ocidente durante a segunda metade do século vinte. Seu legado inclui extensa obra literária, centros e ashrams de Kriya Yoga distribuidos pelos cinco continentes, instituições de caridade, além de centenas de milhares de discípulos em todo o mundo, através dos quais a essência dos seus ensinamentos ainda vive.

Paramahamsa Hariharananda nasceu na vila de Habibpur, Distrito de Nadia, Bengala Ocidental, na Índia, sob o nome de Rabindranath Bhattacharya, em uma abastada e tradicional família brâmane ortodoxa de Kula Gurus (cuja linhagem é transmitida de pai para filho)Desde a mais tenra idade, Rabi, como era chamado, demonstrava forte inclinação espiritual e já aos 4 anos de idade, o pequeno prodígio havia decorado todos os puja mantras do hinduísmo apenas por ouvir seu pai recitá-los. Aos 11 anos, fez votos de Brahmacharya (celibato), tendo recebido a iniciação de seu próprio pai, o Kula Guru Haripada Bhattacharya. Foi por ele instruído conforme os princípios éticos, morais e de rígida disciplina espiritual dos antigos ensinamentos de santos e sábios da Índia, tornando-se versado nas várias escrituras e ramos do conhecimento espiritual mundiais, tais como: Vedas, Upanishads, Bhagavad Gita, Alcorão, Torah, Bíblia Sagrada, astrologia, astronomia, quiromancia, Tantra e outros sistemas de yoga, homeopatia, etc.

Em 1919, aos 12 anos, foi iniciado em Jnana Yoga pelo renomado mestre realizado Srimat Bijoy Krishna Chattopadhyaya, de Calcutá, que se tornou o seu segundo Guru. Ainda enquanto discípulo de Sri Bijoy Krishna, graduou-se em engenharia têxtil e apesar de ter assumido uma boa posição numa grande indústria, sua verdadeira aspiração continuava a ser a realização espiritual.

Em 1932, seguindo instruções de seu próprio Guru, Rabi partiu para Serampore em busca daquele que seria o seu primeiro mestre de Kriya Yoga - o grande iogue Swami Sri Yukteswar Giri. Já no primeiro encontro, Sri Yukteshwar previu o destino de Rabindranath como sannyasi (monge renunciante) e que atingiria o estado de Nirvikalpa Samadhi. Iniciou-o em Kriya Yoga sugerindo, nesta e em várias outras ocasiões, que aceitasse a vida monástica e se mudasse para o Karar Ashram, em Puri, pois sua vida não seria a de um homem comum, mas dedicada à realização de Deus. Rabi, que continuava a trabalhar, costumava visitá-lo todos os fins de semana e feriados para meditar em sua companhia. De Sri Yukteshwar aprendeu astrologia cósmica e aprofundou conhecimentos em diversas áreas, tais como anatomia humana e assuntos relacionados à filosofia ocidental e oriental.

Em 1935, Paramahansa Yogananda, o renomado discípulo de Sri Yukteshwar que residia nos EUA, retorna em visita à Índia. Rabi vai vê-lo manifestando seu desejo de ser por ele iniciado. Nesta ocasião, Yogananda leva-o a um aposento proporcionando-lhe a inesquecível experiência de testemunhar seu estado sem pulso e sem respiração, o Nirvikalpa Samadhi, por cerca de meia hora. Na manhã seguinte, Rabindranath recebe de Yogananda sua segunda iniciação em Kriya, mas já não teria por muito tempo a presença destes dois grandes mestres. Em 1936, Sri Yukteshwar abandona o seu corpo físico (sepultado no Karar Ashram) e Paramahamsa Yogananda retorna aos EUA, nomeando Swami Satyananda Giri como Presidente interino e Swami Sevananda como encarregado do Karar Ashram.

Em 1938, Rabindranath deixa sua vida profissional com a pretensão de morar por alguns meses em Puri, numa casa alugada ao lado do Ashram. É neste período que, de sua varanda, tem uma visão de Sri Yukteshwar andando pelo pátio do Ashram. Algum tempo depois, obtém autorização para morar no Karar Ashram, como hóspede pagante. Nos primeiros dias, com a permissão de Swami Sevananda e recursos próprios, contratou mão de obra e ajudou pessoalmente a limpar toda a propriedade e a construir o primeiro banheiro do ashram. Naquela época, também por falta de provisões, não era servido desjejum, nem no ashram, nem na escola que mantinham, mas Rabindranath passou a custeá-las. Mais tarde, abdicou definitivamente de seu modo de vida aristocrático e, como ashramita, fez voto de silêncio, poucas vezes interrompido, durante anos, passando a viver em reclusão e contemplação, agora como Brahmachari Robinarayan. Durante este período teve a orientação de Swami Satyananda Giri, Shrimat Bhupendra Nath Sanyal Mahasaya e Ananda Moyee Ma, sendo sua comunicação com Paramahamsa Yogananda feita apenas por cartas.

Em 1941, o então Brahmachari Robinarayan recebeu de Swami Satyananda Giri a terceira iniciação em Kriya Yoga. Entre 1943 e 1946, já absorvido em estado de super-consciência, completou os seis níveis de Kriya, obtendo as iniciações mais elevadas de Shrimat Bhupendranath Sanyal, o mais jovem discípulo de Lahiri Mahasaya.

Em 1948, após passar a maior parte de seus últimos 11 anos em reclusão na sua cela monástica, Brahmachari Robinarayan alcançou o mais alto grau de realização - o estado de Nirvikalpa Samadhi. Nesta ocasião, seu corpo cai ao chão e, machucando a cabeça, começa a derramar sangue por debaixo da porta. Swami Satyananda Giri, que se encontrava no Ashram, vem em seu socorro e encontra-o sem pulsação, mas com o corpo quente, massageando-o até recuperar os sentidos. A partir de então, Robinarayan passou a viver em comunhão com a consciência divina, entrando no estado sem pulso e sem respiração, espontânea ou deliberadamente, sempre que assim o desejasse. Esta condição foi posteriormente testemunhada centenas de vezes e descrita em detalhes por discípulos, médicos e cientistas.

Certa ocasião, em 1949, quando se encontrava em meditação profunda, uma luz resplandecente surge de repente e, ao abrir os olhos, depara-se com a visão de um homem que, materializado em seu quarto trancado, toca em seus olhos e desaparece. Inicialmente, Robinarayan não identificou quem seria, mas neste mesmo dia o legendário pioneiro do Kriya Yoga moderno, Mahavatar Babaji, reaparece abençoando-o e profetizando sua missão de propagar o Kriya Yoga pelo mundo.

Em 1950, Paramahamsa Yogananda transfere, em carta escrita, a responsabilidade do Karar Ashram para Brahmachari Robinarayan. Nessa época, já com poucos recursos pessoais, a manutenção do Karar Ashram e da escola Sriyukteswar Vidyapitha era feita principalmente por doações mensais feitas por um de seus irmãos, além de escassos recursos provindos da venda de vegetais produzidos na horta e de alguma contribuição financeira enviada por Paramahamsa Yogananda.

Em 1951, já depois de ter alcançado o Nirvikalpa Samadhi (estado de Paramahamsa) e de ter sido anunciada sua missão por Mahavatar Babaji, Brahmachari Robinarayan recebe oficialmente de Paramahansa Yogananda uma autorização por escrito, para ministrar iniciações em Kriya Yoga, carta esta reproduzida integralmente na obra: "Kriya Yoga - O processo científico de aperfeiçoamento espiritual e a essência de todas as religiões", de Paramahamsa Hariharananda.

Em 1952, Paramahamsa Yogananda deixa o seu corpo mortal e Swami Satyananda Giri torna-se o Presidente permanente do Karar Ashram.

Em 27 de maio de 1959, Brahmachari Robinarayan toma-se monge, tomando seus votos formais de Sua Santidade o Jagadguru Swami Bharati Krishna Teertha, Shankaracharya de Puri. A cerimônia teve lugar no Templo de Sri Yukteshwar, nas dependências do Karar Ashram, tendo recebido o nome monástico de Swami Hariharananda Giri que significa: “êxtase divino que brota do real estado sem forma”.

Em 1971, com o falecimento de Swami Satyananda Giri, Paramahamsa Hariharananda Giri torna-se o presidente do Karar Asrham de Puri, até o ano de 1983, sendo sucedido por Swami Yogeswaranda Giri, seu atual presidente.

Em 1974, a profecia de Babaji Maharaj finalmente se cumpre e Paramahamsa Hariharananda, o último discípulo realizado de Swami Sri Yukteswar, viaja para a Europa, iniciando sua jornada de propagação do Kriya Yoga no Ocidente.

Paramahamsa Hariharananda passa a viajar continuamente no ocidente e oriente, ensinando a técnica sagrada de Kriya Yoga a todos os corações sinceros que o procurassem. Sua última viagem à India foi em 1996, tendo vivido seus últimos anos nos Estados Unidos da América, onde veio a falecer em 2002, aos 95 anos. Seu corpo foi sepultado na Índia, após ter sido recebido por milhares de discípulos, com honras de estado, homenagem esta nunca antes prestada a um monge naquele país.

Kriya Yoga

Mestres realizados, como Paramahamsa Hariharananda, têm o poder de fazer despertar as qualidades divinas do ser humano pelo toque de suas mãos (Shaktipat) e é nisso que consiste a iniciação em Kriya Yoga. Independentemente de conhecimentos prévios, qualquer pessoa é capaz de experimentar em seu próprio corpo, de forma imediata ou após um curto período de prática da técnica, a vibração, a luz e o som divinos, que estão na origem de toda a Criação. Essa percepção permanente da presença divina, faz brotar um estado de bem-aventurança que, aliado ao efeito de expansão de consciência produzido pela técnica de Kriya Yoga, promovem uma aceleração da evolução espiritual.

Na Kriya Yoga original ensinada por Lahiri Mahasaya as várias técnicas eram adaptadas para cada discípulo de acordo com suas necessidades individuais. Somente um mestre realizado é capaz de reconhecer e enfatizar quais os passos da técnica são mais apropriados para cada um, no entanto, como as técnicas são padronizadas (em quatro ou seis níveis de iniciação, conforme a linhagem), podem também ser ensinadas por acharyas (professores) autorizados, a quem foi atribuído poder de iniciação.

O fundamento de todo o ensinamento deixado por Paramahamsa Hariharananda pode ser resumido em suas repetidas lições de amor, contidas em frases simples que revelam a essência de conhecimentos profundos, nos quais se baseia a técnica de Kriya Yoga:

"Ame a Deus...
Ele respira através de você...
No topo da cabeça (fontanela)...
Em uma respiração curta...
Ame a Deus em cada respiração...
Se Ele deixar de respirar através de você, você é um corpo morto!"
       Controle da respiração é auto-controle
       Maestria da respiração é auto-mestria
       Ausência de respiração é imortalidade
                 Paramahamsa Hariharananda

Publicações

A vasta obra literária deixada por Paramahamsa Hariharananda foi compilada por seu sucessor, Paramahamsa Prajnanananda, numa coleção de 10 vultosos volumes, intitulada: "Ocean of Divine Bliss - The Complete Works of a Kriya Yoga Master" . Dentre os títulos nela contidos, encontram-se: The Bhagavad Gita (em três volumes, interpretados à luz do Kriya Yoga), Discourses on Kriya Yoga, The Dimensions of Kriya Yoga, The Divine Quest, Practical Guidance in Spiritual Life, Reminiscences of Masters, Spirit of Religions e outros.

Diversas outras obras foram publicadas a respeito da vida e ensinamentos deste grande mestre, dentre as quais se destaca uma coletânea de memórias póstumas escritas por seus discípulos ao redor do mundo, denominada Footprints of the Master. São centenas de relatos surpreendentes, testemunhos de verdadeiros milagres realizados de forma singela e discreta por este mestre divino, que ao longo de 526 páginas vão revelando o esplendor da onisciência, onipresença e onipotência de uma alma unida a Deus.

Atualmente, o trabalho de Paramahamsa Hariharananda continua através do seu sucessor, Paramahamsa Prajñanananda (presidente do Kriya Institute: http://www.kriya.org) e de dois outros discípulos que atingiram o mais avançado nível de Kriya Yoga: Rajarshi Raghabananda Nayak, (Missão Hariharananda de Kriya Yoga, em Sambalpur, Orissa, India: http://www.hariharanandakriyayoga.com) e Swami Yogeswarananda Giri, (Presidente do Karar Ashram, em Puri, Orissa, Índia: http://www.kararashram.org), além de vários acharyas (professores) por ele autorizados que continuam ensinando a técnica de Kriya Yoga ao redor do mundo para a elevação da consciência de toda a humanidade.