terça-feira, 26 de setembro de 2017

Sri Yukteswar Giri



Sri Yukteswar Giri (também conhecido como Sriyukteswar Giri e Sriyukteshvar Giri) (Serampore, 10 de maio de 1855 — Puri, 9 de março de 1936) é o nome monástico de Priyanath Karar (também Preonath Karar), o guru de Paramahansa Yogananda. Sri Yukteswar foi um Jyotisha (astrólogo tradicional), um yogi, e um grande conhecedor do Bhagavad Gita e da Bíblia. Ele foi um discípulo de Lahiri Mahasaya de Varanasi e membro do ramo Giri da ordem Swami. Yogananda refería-se a Sri Yukteswar como Jnanavatar, ou "Encarnação da Sabedoria".

Sri Yukteswar é um sábio indiano que vivenciou a verdade para depois pregá-la. Ele não tinha apenas o conhecimento teórico do que ensinava aos seus discípulos, mas, antes, ele realizou e assimilou toda a verdade que possuía em sua consciência, fazendo-a sua, para depois transmiti-la aos seus discípulos.

Ele é um dos seis Mestres que tiveram como missão divina disseminar ensinamentos sagrados e técnicas espirituais científicas através da Self-Realization Fellowship. A parte de Sri Yukteswar, em relação a essa missão, foi preparar seu principal discípulo, Paramahansa Yogananda, para a fundação de tal instituição.

Vida espiritual

Yukteswar converteu a ampla casa de dois andares de sua família in Serampore em um ashram, chamado "Priyadham", onde ele residiu com seus alunos e discípulos. Em 1903, ele também estabeleceu um ashram na cidade litorânea de Puri, chamando-o de "Karar Ashram".Desdes dois ashrams, Sri Yukteswar ensinou seus alunos, e deu início a uma organização chamada "Sadhu Sabha".

Um interesse pela área educacional fez com que Sri Yukteswar desenvolvesse uma ementa para escolas, abordando os temas de física, fisiologia, geografia, astronomia e astrologia.[5] Ele também escreveu um livro para bengalêses sobre o aprendizado básico do idioma Inglês e Hindi chamado Primeiro Livro, e escreveu um livro introdutório à astrologia.[6] Mais tarde ele interessou-se pela educação das mulheres, o que era incomum em Bengala naquele tempo.