sábado, 29 de junho de 2024

Anima Mundi


O conceito de Anima Mundi, que se traduz como "alma do mundo", pode ser rastreado até a filosofia grega antiga, especificamente no trabalho do filósofo Platão.

O conceito foi posteriormente adotado e desenvolvido por outros filósofos, como Plotino e os estóicos, e teve uma influência duradoura no pensamento e na literatura ocidentais.  

A Anima Mundi é frequentemente vista como um princípio feminino, e às vezes é associada à deusa grega Sophia. 

Sophia é frequentemente vista como o aspecto feminino do divino.  Em algumas tradições gnósticas, Sophia é vista como a mãe do demiurgo, o ser responsável pela criação do mundo material. 

A conexão entre Sophia e o Anima Mundi é que ambas são consideradas manifestações do divino no mundo.  Sophia é vista como a personificação da sabedoria e a Anima Mundi é visto como a personificação da alma do mundo.  Juntas  são consideradas parte integrante da compreensão gnóstica do divino e sua relação com o mundo.

Na crença gnóstica, a Anima Mundi é a essência espiritual que anima toda a criação. É a ideia de que o universo está vivo e tem uma alma ou consciência, separada do plano físico, e que essa alma é a fonte de todo conhecimento espiritual. 

Os gnósticos acreditavam que, ao se conectarem com a Anima Mundi, poderiam ter acesso às verdades espirituais ocultas. 

O conceito de Anima Mundi, ou "Alma do Mundo", é encontrado também nos ensinamentos dos Oráculos Caldeus.  

De acordo com esses textos, o Anima Mundi é uma energia espiritual divina que permeia e anima todo o universo. 

 Acredita-se que seja a fonte de toda a vida e consciência, e é visto como a ponte entre os reinos físico e espiritual.  

 A Anima Mundi também é frequentemente associado à ideia da "mente cósmica", ou a consciência coletiva de todos os seres vivos.  

Nos Oráculos Caldeus, é dito que através da sintonização com o Anima Mundi, a pessoa pode alcançar uma compreensão mais profunda do universo e de seu lugar dentro dele. 

É descrito como um princípio cósmico que permeia o universo e é responsável pela harmonia e ordem do universo.  

Também é visto como a conexão entre os reinos material e espiritual.