quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Fraternitas Templi Satanis - F'T'S'


Trataremos agora de um momento invulgar na história do satanismo no Brasil. Esse capítulo em especial só foi possível graça ao meu irmão em Satã, Zarco Camara, que disponibilizou alguns dos arquivos "Biblos Tenebrae", como eram chamados os arquivos internis e levantou outros dados de sua própria memória. Após o final da IDL o momento era tal que surgiam e sumiam sociedades e grupos satânicos pelo país seguindo o ciclo descrito no capítulo anterior sobre o grupo ADLUAS bem próprio das zonas autónomas temporárias. Mas alguma coisa diferente acontecia com alguns dos membros do circulo mais interno da antiga Igreja de Lúcifer.

Estes membros foram, nominalmente o próprio Lord Ahriman, o irmão Betopataca que por toda a década de 90 possuíram um íntimo contacto. Desta maneira, inconscientemente um elo foi formado e pouco depois enriquecido com a entrada de Gwaihir. Havia entre eles a necessidade de continuar a exploração do satanismo que havia sido iniciada na IDL e que era enriquecida com influências de outras escolas como a Thelema, o Vampirismo, Parapsicologia, Alquimia Negra, entre outras. Tal elo culminou na formação de um "grotto" no Rio de Janeiro de nome Irmandade de Baphomet, contendo sob sua égide inicialmente somente estes três indivíduos. 

A razão de existência do grupo era não apenas a formação de um "grupo satânico" como aconteceu com outros grupos, mas manter viva a corrente do pensamento satânico nacional e a chama luciferina que havia sido acessa com a Igreja de Lúcifer. A verdade era que o nosso satanismo já era bem diferente do que havia la fora. Havia sido atingido um patamar superior que simplesmente não podia ser jogado fora. Enquanto LaVey e cia propunham um egoísmo puramente hedônico descobrimos aqui os perigos da egolatria e o caminho para a descoberta e forja do Eu Superior. Fizemos possível o materialismo místico, como ficará claro na descrição do Sigilo do grupo abaixo.

O que se segue é a descrição do mesmos segundo os arquivos da ordem. Escreve Betopataca:

"Tal Sigilo da Irmandade de Baphomet(IdB), possui um triângulo eqüilátero(todos os ângulos-lados iguais). O triângulo é um símbolo,representante do Fogo e da elevação pelo Azoth ("Fogo de Satã").Este é eqüilátero para representar a igualdade entre os Irmãos do "grotto" (sem graus;sem hierarquia estagnada). Na ponta inferior esquerda coloca-se a letra “E”(de "Ethos");na ponta inferior direita coloca-se a letra “H”(de "Helius");na ponta elevada-superior coloca-se a letra “B”(de "Baphometis").Esta ordem de escrita foi usada pois o poder vem de cima,do LOGOS(Baphomet),até nós(vide que Baphomet é correlacionado por algumas escolas de pensamento com “Ain Soph”).Nós,através da "Ethos" e da Magnum Opus Solis - "Helius" -,vamos até Ele num eixo de baixo para cima.

Dentro do triângulo,existe um "octagon"(octágono). Foi usado o octágono,pois este representa a Magia (vide a proposta de "Magia Octarina Caotecista") que estaria no cerne do grupo,assim como o nome do LOGOS(Baphomet) possui 8 letras. A própria Magia é a Manifestação do Self e de Baphomet, vide a seguinte passagem do "Liber A'Ash vel Capricorni Pnenumatici"(que retrata a natureza e controlo da Magia no Homem e de seu manifestador-Baphomet) recebido por Aleister Crowley:"Eu sou Baphomet,que é a Palavra Óctupla que será equilibrada com Três". A excertada passagem do Liber,também faz uma conexão do oito com o Três (que é representado no sigilo criado pelo triângulo o qual engloba o octágono,equilibrando-o). No centro do octágono,vê-se o símbolo de Baphomet(pentagrama-invertido).Já que no cerne da manifestação mágica(o Octágono),estaria o próprio Baphomet(uma união de nossos SAG's;o LOGOS em si). Além do que,8(número de pontas do octágono) x 3(número de pontas do triângulo) x 5(número de pontas do pentagrama-invertido) = 120 = 1 + 2 + 0 = 3(o ternário perfecto;Terceiro Aeon - Hórus - )."

Fraternitas Templi Satanis (F’T’S’)

Foi deste núcleo de três satanistas que no início do século XXI, a Irmandade de Baphomet deu então lugar a Fraternitas Templi Satanis (F’T’S’). Na opinião do autor que lhes escreve este foi o momento mais criativo, poderoso, intenso e importante para o fortalecimento do identidade do satanismo no Brasil e sua evolução para muito além dos pressupostos iniciais de LaVey. Sem ele provavelmente o progresso feito na Igreja de Lúcifer teria se perdido. O sigilo do grupo e sua explicação abaixo fica evidente a evolução do "Satanismo da Terra Brasilis" (termo cunhado pelo irmão em Satã, Frater Asmodeus) e as demais correntes existentes até então:

Continua Betopataca nos arquivos da ordem:

"O nome “aberto” ou “vulgar” da Ordem,escrito em Latim,está intimamente conectado ao ideário geral que a mesma transmitia ou tencionava ostentar.”Fraternitas” significa “Fraternidade”;”Templi” quer dizer “[do] Templo”; “Satanis” pode ser traduzido,aproximadamente,como “de Satã”.Assim a tradução derradeira do nome da Ordem,seria:“Fraternidade do Templo de Satã”.”Satã” é a emanação directa do LOGOS/Baphomet presente em todo Ser Humano,simboliza o próprio princípio de “Oposição” e “Acusação”(para maiores informações,um estudo semântico e etimológico da palavra “shaitan”,que deu origem ao verbete “Satã”,é deveras revelador e sugerido) absolutamente indispensável para um processo iniciático segundo os ditames da SOMBRA em suas acepções junguianas e horusianas.O verbete “Templo” traz em si a idéia “sacralidade”,local onde os ritos são empreendios e a própria divindade faz-se presente lambendo o praticante com o “divino elã”,dotando-o de “entusiasmo”(palavra que advém do grego “enthousiasmós” e significa “cheio de deuses”).O vocábulo “Fraternidade” dá uma noção de “Irmandade”,é a “Congregação” que erige um “Templo” para Si-Mesmo,a fim de que desta sorte atinja-se de maneira singular e solitária-sinestésica a plena articulação com o LOGOS através da emanação taxionomizada como “Satã”(que é e não-é o adepto,como qualquer arquétipo que o valha).

O Triângulo Invertido representa o princípio aquoso.A Ordem possui princípio aquoso,pois movimenta-se perante a Sociedade e pelo Senso Comum de comum acordo com a filosofia do “wu-wei”(Não-Agir),uma proposição conectada ao Tao(“Na Verdade,’wu-wei’ é uma das atividades mais enérgicas[...].” – Henri Borel”;”Às vezes,o que parece ação tem a essência vazia de um não-agir perfecto.”- Luis Carlos Lisboa).Da mesma sorte que o triângulo inverso,conecta a Ordem a um princípio de estar articulada com o Sol_Negro/LOGOS à guisa de emanação directa do próprio.O triângulo inverso pode ser visualizado como um “Y”,o que se conecta directamente a idéia do “Y Alquímico” (falado no ensaio,de mesma graça,da autoria de Betopataca) e que portanto une todos os integrantes da Ordem com a Santíssima Ponte 9=0 ao passo que estes trabalham com a egrégora da Ordem em seus ritos.Este é eqüilátero para representar a igualdade entre os Irmãos da Ordo(sem graus;sem hierarquia estagnada).

O hexagrama unicursal da Besta,representa o próprio Macrocosmo(as supernas cabalísticas refletidas nos três princípios alquímicos e vice-versa) e arranja-se o símbolo pelo qual se desvela a Besta/Satã.

O pentagrama inverso é o símbolo de Baphomet/LOGOS e Microcosmo.Muitos hei de inferir que o símblo do Microcosmo seria o pentagrama comum,ou seja,com sua ponta para cima.Contudo,deve-se notar que o paradigma de elevação espiritual sofreu uma “Underhüng”(Reversão) no Novo Aeon,estando a verdadeira Iluminação na Matéria e carnalidade da Existência ao invés do Espírito.Desta sorte,a ponta do pentagrama foi invertida.A transcendência Microcosmial,não mais sucede-se em duas instâncias metafísicas(Mundo das Idéias x Mundo Imanente ou Espírito x Carne),e sim numa SÓ INSTÂNCIA(a “transcendência” é dentro da própria articulação da Imanência como esta dá-se no Eterno Presente).

A “interdigitação” entre o pentagrama inverso e o hexagrama unicursal da Besta é reveladora.Demonstra a própria articulação UNA que existe entre Microcosmos x Macrocosmos,e desta maneira simboliza a própria ideologia heraclítica da F’T’S’:Não existe diferença de instâncias.A completude está no UNO/TODO/Tao/Physis/LOGOS.Toda distinção entre Ser x Cosmos e Macrocosmos x Microcosmos é apenas aparente e os limites fundem-se num processo de,arituclada,Tensão x Retorno.Assim como tal interrelação é um indicativo de que maneira Satan,hexagrama,pode ser vistoriado como uma emanação-Tensão do LOGOS(pentagrama inverso) e,impreterivelmente,leva a um Retorno a este Mesmo(que é um dos “objetivos” gerais que a Ordem pretende empreender em seus Membros com suas práticas e pressupostos teóricos).

Se somar-se o número de pontas do hexagrama com o número de pontas do pentagrama inverso,vê-se o resultado final como 11.Onze é o número de Nuit,próprio Amor(princípio Feminino) o qual leva o Adepto - através do “Amor sob Vontade” - para o princípio das sendas iniciáticas (representada pelo Arcano-Maior da “Lua” do “Tarot de Toth”).Desta sorte,a Ordem é um princípio de auxílio ao Adepto no seu caminhar e metamorfismo pelas sendas da iniciação.Pode-se observar que o número de pontas do pentagrama inverso(5),se colocado em apêndice com o número de pontas do hexagrama(6), dá “56”.Cinqüenta e seis é o número de “Babalon” uma das configurações de Nuit,a grande hieródula que leva ao despedaçamento do Homem no Abismo de Daath(a fim de que este atinja Tiphareth e eleve-se até as supernas,por consegüinte) e realiza a Iluminação pela Sombra e luxúria(Indulgência) ao invés de celibato(abstinência).

Se multiplicarmos o número de pontas do pentagrama inverso(5) pelo número de pontas do hexagrama unicursal da Besta(6),o resultado de tal operação multiplicado pelo número de pontas do triângulo invertido(3),ter-se-á como resultado 90.Fazendo um somatório de nove(9) com zero(0),tem-se como derradeiro resultado o número nove(9). Nove é o próprio número de Satan(para maiores informações fitar o ensaio “Numerologia Satânica” do líder da CoL,Rev.Frederick Nagash),o que conecta a Ordem ao Princípio de Articulação com a Emanação do LOGOS(ShTn).Além do que o número 90 traz a mente a noção da ponte 9=0,aceita pela F’T’S’ como um de seus postulados teóricos e práticos.

O nome greco-latino “velado” ou “mágico” da Ordem é “Ethos Phosporus Satanis”( E’P’S’).”Ethos” tem como significância “Irmandade”,”Phosporvs” significa “Lucífero”; ”Satanis” pode ser traduzido,com algum grau de proximidade,por “Satã”.”Satã” representa “Oposição”.”Lúcifero” é aquilo ou aquele que possui qualidade ou correlação de “Lúcifer”:“Lvx Ferre”(“O Portador da Luz”,ou,ainda,”O Doador da Luz”).Lúcifer,segundo os antigos conhecimentos gnósticos,faz-se o escriba cósmico que leva o Adepto às portas da Gnosis(em sua acepção de verbete primeva).Desta maneira,desvela-se claramente um dos postulados pelo quais se serve a Ordem:”Iluminação pela Oposição”.A Iluminação pelo Caminho da Sombra ou de Sirius.Desta maneira,“Ethos Phosporus Satanis” é a “Irmandade [que] Ilumina pela Oposição”,a antinomia causadora do metamorfismo em plena alteridade(“Batalhar como Irmãos,avesso do Ragnarök”- Betopataca).

A relação “Satã Lucífero”,pode ser vista sob um prisma sexual também.”Lúcifer” era correlaciondo com “Vênus”,o qual por sua vez sempre foi louvado como o corpo celeste de “Ishtar”(aquela que pode ser vista como Babalon,já que ambas possuem mesmo apanágio e características).”Satã” por sua vez é a Grande Besta(“Mega Therion”) e relaciona-se,intimamente,com um princípio masculino-satírico(vide sua iconografia e conceituação clássica com pernas de bode,chifres e de encarnação da luxúria-copuladora-fálica).Desta forma,a expressão “Satã-Lúcifero“ é uma amostração clara do binômio Babalon-Therion como constatado no Arcano-Maior de nome “Luxúria” do “Tarot de Toth”.Em suma,a própria Ordem em seu interno,práticas e articulação como emanação do LOGOS,estimula entre seus Membros a união Yoni + Lingam que gera como resultado YoniLingam ou Androgenia,a união de Kteis + Falo...articulação-completude de TODAS as cousas."


Sobre os membros

A produção interna de estudos e rituais da FTS foi algo admirável, muito disso foi usado posteriormente pelo Templo de Satã. Em que pese a Fraternitas Templi Satanis de fato ter possuído um sistema de filiação aos interessados a verdade é que lá dentro só se entrava por convite e ainda assim apenas se o novo membro fosse aprovado por todos os membros anteriores por unanimidade. Uma única bola branca no saco significaria recusa do candidato. De fato, quando fui convidado recusei num primeiro momento pois já participava do ADLUAS e não queria dividir minha Vontade, contudo os 'grandes antigos' estavam lá e formavam um grupo que até hoje não se iguala a nenhum outro que testemunhei. Orgulho-me de ter meu motto entre os arquivos da ordem que segue sem alteração:

Lord Ahriman: Um dos co-fundadores da Ordem, dessarte como uma das mais importantes figuras do escurejado cenário satânico brasileiro.Sendo o idealizador,resistente líder e organizador da "Igreja de Lúcifer",apresentara-se o primo indivíduo a professar, fora de círculos individuais e silentes,o Satanismo.Do seu esforço bandeirante,surgiu a primeira versão em português da "Satanic Bible"("Bíblia Satânica"),a qual se desempanou o fundamental alicerce a viabilizar qualquer discussão sóbria no tópico Satanismo em nosso idioma.Com o Delta-Tempo,retirou-se enquanto membro ativo graças uma pregressa e excruciante enfermidade.

Betopataca: Outro co-fundador da Ordem,auto-iniciara-se no Satanismo porventura na mesma época de Lord Ahriman,contudo somente pôde maximizar sua percepção e prática quando,timidamente,participou da IdL. Por seu fomento e apoio da irmandade perenal de Lord Ahriman,quiçá se convertera naquele que gerou às condições de possibilidade efetivas ao surgimento da F'T'S'.Seu amplo alicerce pensante,confirmado por sua diversificada e aprofundada formação acadêmica, conjunto a série de vivências como membro de múltiplas ordens ocultistas,trouxe uma complexidade ao material engendrado na E'P'S'.Afastou-se, definitivamente,de atividades ordenáticas no intuito de combater uma neoplasia.

Gwaihir: O derradeiro co-fundador.bFôra iniciado no Satanismo e Thelema,através de Betopataca. Sua titânica verve,acidez crítica e ceticismo incontestável foram a tônica necessária à formação prima da "Fraternitas Templi Satanis".Sua produção escrita sempre se descortinara limitada,principalmente graças ao gigântico rigor que exigia de tudo e mais ainda de si próprio.Sua ausência foi duramente sentida,logo no apogeu de manifestação da confraria,quando abraçou  uma existência mais comezinha e apartada do Ocultismo.

DarkHella: Desvendou-se a primeira a ingressar na, sedimentada enquanto tal,Fraternitas Templi Satanis (E'P'S).Sua gênese ritualística e doutrinária primeva, abancavam-se no Ásatrú apesar de sua inquestionável articulação ética e,posteriormente,epistemológica com inúmeros conceitos satânicos.Sua sagacidade em termos tecnológicos e boa-vontade para com os propósitos da Ordem,revelaram-se vitais aos primeiros passos da popularização digital de material produzido por seus membros.Aspecto de vultoso relevo, igualmente,compôs-se sua divulgação de material de cunho mitológico norreno o qual influenciou em não desprezível escala os expedientes mágicos da F'T'S'. Quase na mesma duração de Gwaihir, pediu seu afastamento para dedicar-se exclusivamente ao seu trabalho na área de Informática.

Darkvelvet: Uma das menos propaladas e,decerto, mais importantes figuras a engrossar as fileiras deste "conglomerado satânico".Compôs-se uma auto-iniciada no Satanismo e Thelema,contudo teve seus estudos e práticas ampliados sob os auspícios de Betopataca.Por petição deste,ingressou na Ordem aonde se destacou por seu olhar apurado,temperança e um uso indefectível do kairós[discurso que se dá no momento conveniente,aproveitando a oportunidade aberta no instante mesmo].Sua paixão no lograr da Ordem,condensou-se em um trabalho arquivístico interminável em prol de ordenar com fino acabamento à produção textual dos demais membros.Com a saída de Betopataca, visou debalde manter a F'T'S sobrevivente.

Bastard Obito :Arranja-se uma persona de suma-importância para o Satanismo e Kaoísmo nacionais, conforme se desvela um dos primeiros a gratuitamente divulgar na Rede textos e materiais desta espécie.Seu valioso ingresso,significou a continuação e aprimoramento do "mourejo digital" que a priori se dava aos encargos de DarkHella.Jamais,de modo notório,poder-se-ia deixar de comentar sua imprescindível importância como "experimentador mágico" sem par.Devido à sua permanente prática na "degustação" dos mais plurais "sabores" imagináveis a um magista,viu-se o emergir na Ordem de uma estrutura mágica exponencialmente mais abalizada em solidificar quaisquer anseios por pluralismo ritual. Com a saída de Betopataca, almejou dar continuidade à Ordem junto com Darkvelvet mas,ao que consta, terminou por volver todos seus esforços na manutenção e ampliação de seu "portal eletrônico ocultista":"Morte Súbita Inc.".

Morbitvs Vividvs: Figura de importância satânica desde os idos da Igreja de Lúcifer,a qual foi um valioso participante.Em termos iniciais demonstrou-se resistente à sua entrada na F'T'S',conforme se dedicava mais a um projeto de cunho kaoísta nomeado ADLUAS. Contudo, desde o instante que decidiu por aquiescer às solicitações de integração à Fraternidade,fez-se um de seus mais ativos elementos.Durante sua condição de plena integração,deu à luz a uma pletora inacreditável de material escrito dotado de insofismável qualidade.Sua "usina de idéias", converteu-se em um inextingüível combustível para série de projetos futuros que,com a extinção da Fraternitas Templi Satanis,viram-se infelizmente perdidos.Com o findo da Fraternidade, uniu-se de forma ativa com Obito no projeto "Morte Súbita Inc.".

CROM: Por intervenção e influência diretas de Betopataca,realizou seu "batismo ígneo" nas chamas satânicas.Como deságüe natural,adentrou na F'T'S', incrementando-a com sua pujança jovial,finíssima ironia e humor apto a suscitar um divertimento reflexivo.Sua participação mágica e dialógica, compunha-se minguada,todavia seus ensaios e humorísticos escritos recompensavam esta suposta falta.Tendo logrado uma assaz próxima relação com Darkvelvet,tentou conjuntamente com esta manter,embalde,vívida a Ordem.

DarkPhilosopher: Ente há muito imiscuído ao underground metálico tupiniquim,ingressou no Satanismo com a intervenção de Betopataca.Através de convite de Ahriman,fez-se um membro maravilhosa-mente belicoso da "agremiação demoníaca".Suas bases intelectuais na Física e Ciências Duras, fomentaram um nível de discussão e crítica afinados com expedientes científicos em todas camadas do grupo.Apesar do forte lado cientificizante,gerou artigos e ensaios dotados de uma latente veia estética. Abandonou a Fraternitas Templi Satanis à medida em que se viu atirado em uma "crise espiritual", transformada em conversão ao Cristianismo.

ADLUAS

Com o fim oficial da Igreja de Lúcifer em 2000 o que aconteceu foi que todos os grottos espalhados pelo Brasil estavam por conta própria, ou seja completamente independentes. Alguns simplesmente não estavam prontos para seguirem sozinhos, estes definharam e desapareceram. Outros ansiavam por essa liberdade para crescerem da sua própria maneira. Soube de muitas histórias mas não tive a oportunidade de comprová-las para que possam ser incluídas neste livro. Exceção feita ao grupo que nasceu em Minas Gerais, que por participar conheci de perto sua gênese e evolução. Posso dizer ainda que sua história é bem parecida com a de muitos outros grupos satânicos que existiram na época.

A verdade é que pouco antes do final da Igreja de Lúcifer o grotto de Belo Horizonte já havia declarado sua própria independência. Em 21 de Janeiro de 1999 nasceu assim um grupo conhecido como ADLUAS,  nome este que é uma abreviação de "Aldi Donasdogamatastos Lape Ugegi Angelard a Saitan" que por sua vez é uma frase em enoquiano para  "Grupo do Fogo Infernal para o Crescimento Forte do Pensamento de Satan".

A autonomia intelectual de seus membros com os quais mantive contato nos primeiros anos do segundo milênio ia muito além de apenas ser independentes do que estava acontecendo no Rio de Janeiro. Eles eram na sua própria medida também independentes do próprio satanismo tal como existia na época. Esse processo já começou com a Igreja de Lúcifer, mas foi em Belo Horizonte que amadureceu. A contribuição mais interessante do grupo na minha opinião é a mescla proposta de filosofia Satânica com práticas da Magia Do Caos, na época uma grande novidade entre os ocultistas nacionais, tudo isso sustentado por uma cosmovisão declaradamente Thelemita.

A defesa desta mistura era direta: LaVey ensinou uma filosofia de vida materialista e hedônica voltada ao engrandecimento do Eu e que as crenças em rituais e em magia só fazem sentido quando se esta praticando eles, e que são em si é operações de auto-ilusão dirigida para fins práticos. Por sua vez a magia do caos ensina que quando não estamos praticando magia devemos suspender nossas crenças. O que ADLUAS propunha é portanto algo semelhante ao que os membros da Temple of the Vampire chamam de "Lado Diurno" e "Lado Noturno". Ou seja, em termos de prática magica eles aderem ao caoismo (ou a qualquer coisa que queiram) mas em termos de dia a dia são indivíduos estrategistas  e materialistas, ou seja, satânicos.

Este ambiente permitia no mesmo grupo a existência de indivíduos com visões de mundo muito diferentes, seja políticas, econômicas e até meta-físicas e criou novamente o ambiente criativo onde muitas ideias interessantes surgiram, tanto nos aspectos práticos de magia e vida pessoal como em termos de criações artísticas. De fato disto veio o surgimento da banda Rex Infernus que tornou-se uma espécie de arauto da cosmovisão fractal do grupo.

Em termos de organização o grupo foi também um ótimo exemplo de como quase todos os grupos satânicos funcionavam nessa época, e como muitos continuam funcionando ainda hoje. Ou seja, um grupo inerentemente elitista sem qualquer interesse em angariar novos membros. Um grupo fechado e pequeno exatamente como foi a Igreja de Lúcifer nos seus primeiros anos. O processo de entrada no grupo não era fácil, e era propositalmente difícil. Não bastava o indivíduo conhecer e praticar o satanismo ele precisava ter alguma coisa a acrescentar para ser aceito.

O critério mínimo de entrada era que a pessoa tivesse o domínio sobre sua própria vida. Ela deveria provar que sabe usar conscientemente os 8 circuitos de consciência (Modelados por Timoth Leary) ou ter atingido no mínimo o penúltimo nível em  algumas das ordens iniciáticas tradicionais ou ainda ter atingido o nível de Vampiro Adepto ou Vampiro Mago da Temple of the Vampire. Na prática essa era uma forma de afastar fracassados.

O final do grupo ADLUAS não poderia ser outro. Sendo tão elitista e fechado aconteceu que seus próprios membros foram se destacando em seus empreendimentos e campos de atuação, indo para países diferentes ou para outras regiões do pais para tocar seus próprios empreendimentos e ao se afastarem o grupo se desvaneceu, embora nunca tenha tido um fim oficial.

Essa história é exemplar se repetiu em vários outros estados do pais e ainda hoje se repete. Este é o ciclo de vida de dezenas de capelas e grupos satânicps que pude acompanhar de perto ou de longe. Estes são para mim o exemplo perfeito das 'Zonas Autônomas Temporárias' das quais Hakim Bey falava e do 'Total Environment' que LaVey defendia. Criptosociedades satânica que cujo objetivo é melhorar a vida de seus poucos membros e que quando eles melhoram de vida se desfazem por terem cumprido seu propósito.

Lord Ahriman

O ano de 1997 foi um marco para o Satanismo com a morte de Anton LaVey, mas foi igualmente um marco para o Satanismo Brasileiro, quiçá latino-americano, porque foi o ano em que um homem conhecido como Paulo Machado iniciou seu trabalho de trazer para nosso país a filosofia de vida desenvolvida por LaVey e outros nas décadas anteriores. Morria um mito no Norte, nascia um mito no Sul.

Paulo teve seu primeiro contato com o Satanismo alguns anos antes com as noticias relativas à Church of Satan em meados dos anos 60 e 70. Sempre atraído por tópicos sombrios buscou informações sobre este grupo tão diferente de todas as formas que podia, sem muito sucesso até que em 1993 encomendou uma cópia importada da Satanic Bible por meio de um amigo. Como muitos outros brasileiros depois, identificou-se imediatamente com a proposta de vida contida no livro e entusiasmado com estas idéias tentou entrar em contato com a Church of Satan por carta.

A resposta que obteve foi um balde de água fria. Já naquela época a Igreja de Satã na Califórnia estava vendendo filiações e, o que é pior comercializando postos hierarquicamente elevados dentro da Igreja. Desde aqueles tempos é cobrada uma taxa única de entrada de aproximadamente 100 dólares, mas mesmo uma taxa única parecia a Paulo uma contradição para quem condenava a venda de lugares no céu e uma hipocrisia para quem acusava os pastores e os padres de serem mercantilistas.

Pagar para entrar numa igreja que lhe ensina que você não deve nada a ninguém.... O que poderia ser mas contraditório? Talvez matar em nome de um deus de amor. Recusando-se a aceitar uma taxa para participar de um grupo satânico começou uma busca pessoal por alternativas, até que em 1996 descobriu a existência da “The Church of Lucifer”, uma dissidência da Church of Satan encabeçada pelo Reverendo Frederick Nagash que entre outras particularidades condenava qualquer cobrança dos afiliados.

Comunicando-se somente por correspondências e e-mails Paulo Machado se destacou por sua eloqüência, mesmo sendo estrangeiro e em abril de 1997 fundou no Rio de Janeiro o “quartel-general” brasileiro conhecido como The Church of Lucifer Brazilian Headquarters (COLBH) passando também a adotar o título de Deacon Paulo. Neste momento ele já contava com a companhia de uns poucos companheiros atraídos por seu entusiasmo e idéias, foi nessa época e em sua companhia que adotei o motto de Morbitvs Vividvs. Como eu ainda era de menor de idade, tive que mentir a data de nascimento para ser aceito pelo grupo, mentira da qual até hoje não me arrependo.

A verdade é que este primeiro levante satânico era mais um pequeno grupo de amigos estranhos do que uma organização propriamente dita como as capelas satânicas que surgiriam depois. Mesmo assim deu-se então o inicio de uma fase de produção intelectual bastante intensa, embora com poucos participantes. Deacon Paulo escreveu alguns primeiros modestos ensaios como “Senhor Noel”, “O Vaso Cheio”, “Um Outro Animal” e alguns poemas satânicos em português e inglês como “O Ponto” e “The Dark Element”. Esta coleção de textos é guardada até hoje pelos seus diletos e registram os primeiros escritos genuinamente satânicos feitos em nosso país.

De suas mãos veio além disso a primeira tradução da Bíblia Satânica, foi também parte desta onda de entusiasmo que motivava aquele primeiro grupo. Tratava-se de uma tradução bastante livre e despreocupada porque a ideia original era distribuir o livro somente para os membros do grupo, mas com o fim do mesmo o arquivo acabou vazando para a Internet sendo distribuído por uma infinidade de páginas.

No início de 1998, a Church of Lucifer passou por uma reformulação interna, que entre outras coisas buscou dar ao grupo uma antes inexistente ancestralidade. Quando isso aconteceu Rev. Nagash cortou todos os contatos com os quartéis-generais espalhados pelo mundo, sem dar qualquer explicação aos seus diáconos. Mas era tarde demais para quem pensava que este poderia ser o fim do satanismo nacional. O grupo brasileiro já havia crescido em número e em maturidade e o fato do cordão umbilical ser cortado só lhe fez bem, pois lhe deu independência para crescer suas raízes de modo independente. A Church of Lucifer Brazilian Headquarters passou a adotar o nome “Igreja de Lúcifer”, pois assim já era conhecida entre os seus e Deacon Paulo adotou o moto de Lord Ahriman.

Com a mudança o grupo cresceu e ganhou um novo fôlego e contava com aproximadamente 50 membros nacionais e internacionais. Uma nova leva criativa levou o grupo e Lord Ahriman a escrever seus textos clássico hoje tidos como essenciais para a compreensão da forma como o satanismo se desenvolveu por aqui. Em especial os textos de Lord Ahriman deram um salto de qualidade que até hoje permanece inexplicado. Os ensaios “Caixa de Pandora: emoções negativas”. “Egolatria; A Síndrome da Peneira Furada“ e “O Manto de Carne” foram escritos neste momento e refletiam o desenvolvimento da filosofia deste satanismo eclético que vivemos hoje. Foi motivado por estes textos que na época também comecei a escrever, são daqui os meus primeiros artigos: “Os Dez Mandamentos Satânicos”, “O Fraco Arrependido” e “Eu não respeito” que mais tarde entrariam no Lex Satanicus.

Foi em 98 também que o grupo passou a adotar a organização de grottos nacionais em Porto Alegre, Salvador, São Paulo, Minas Gerais com o grotto central sendo o do Rio de Janeiro. Além de grupos de estudos e práticas regionais a Igreja de Lúcifer se mobilizava de temos em tempos para encontros nacionais, muito embora dificilmente todos os membros aparecessem. Nestes encontros Lord Ahriman falava sobre Satanismo, ocultismo e filosofia, e eram executados rituais em grupos com os participantes dispostos a tal.

Devido ao crescimento desproporcional do grupo, o fortalecimento dos grottos regionais e problemas pessoais entre alguns membros em 2000 a Igreja de Lúcifer dissolveu-se oficialmente. Contudo o Satanismo não enfraqueceu nem um pouco com esse evento já que Lord manteve contato com os antigos membros que lhes eram mais próximos e os grupos de outros estados evoluíam segundo seus próprios caminhos.

Foi a partir daqui que ele se dedicou a escrever seu livro “O Satanomicon” a partir do material acumulado no grupo e desenvolvido posteriormente em diversas conversas com seus irmãos em Satã. O tomo é um documento de aproximadamente 100 páginas tratando de Satanismo, Vampirismo, Thelema, Demonologia Moderna, Filosofia e Ocultismo no qual o autor conclui sua obra de introduzir o pensamento satânico nacional, que honra sua herança LaVeyana, mas é em muitos pontos até mesmo superior a esta. O Livro em si foi entregue de presente para alguns amigos e publicado para o grande público alguns anos depois.

Posteriormente ele lançou ainda outros livros contendo seus ensaios e idéias sobre o Eu e o Mundo, sempre, (mesmo quando tentou evitar) de uma forma satanicamente inspirada. Alguns destes livros foram publicados mas muitos ainda permanecem como material seleto passado de mão em mão, entre eles temos os 'Ensaios do Maleficience', 'Introdução a Magia Satânica' e "O Poder do Eu" o  "Manual do Cafajeste" e o controverso 'O Livro de Satan'

Lord Ahriman foi uma peça chave para formação do Satanismo no Brasil e depois da Igreja de Lúcifer ainda contribui com a fundação de outros grupos de Satanismo, mas nenhum deles tem uma importância histórica tão grande quanto a Igreja de Lúcifer. Seu maior legado contudo não foi a formação deste ou daquele grupo. Sua maior obra não foi tão pouco qualquer um de seus brilhantes textos, mas foi sim ele mesmo e seu exemplo pessoal. Uma lição a ser aprendida por todos os satanistas do Brasil e do mundo.


Morbitvs Vividvs