segunda-feira, 8 de maio de 2023

O que é o Satanismo

A religião do satanismo representa indiscutivelmente o maior movimento do Caminho da Mão Esquerda no Ocidente. O “Caminho da Mão Esquerda” é um termo abrangente que se refere às religiões da contracultura. “Sinistro” e “Sinistral” são os adjetivos descritivos aplicados às religiões para indicar que elas são do Caminho da Mão Esquerda, pois “Sinistro” é etimologicamente descendente de uma palavra que significa “esquerda” e “Sinistral” significa “canhoto”. Os praticantes das religiões sinistrais são referidos com outro termo abrangente – “a Loja Negra” – enquanto os adeptos da religião dominante são chamados de “a Loja Branca”.

A religião do satanismo prioriza o julgamento individual da bruxa. O satanista não tem fé, mas acredita em tudo o que pensa ser verdade. Embora muitos textos sinistrais estejam disponíveis para o satanista, nenhum deles é uma escritura sagrada e nenhum deles aspira a ser um dogma. Uma postagem em um tópico no fórum Torne-se um Deus Vivo pode ser mais valiosa para um satanista individual do que um capítulo do Satanismo Transcendental se ela concordar com a postagem e não com o livro.

O satanista busca a verdade por meio de pesquisa pessoal, experiência prática e gnose diretamente canalizada, que é o conhecimento obtido do espírito. Nenhuma dessas coisas é perfeita, o viés de confirmação pode obscurecer a pesquisa. A falta de perspectiva pode obscurecer a experiência de vida, e os espíritos ocasionalmente estão dispostos a patrocinar certos equívocos da bruxa, seja por conveniência ou para garantir seu bem-estar de alguma forma. Embora nenhum satanista queira isso conscientemente, é uma realidade inelutável.

Ao examinar a gnose canalizada de outros satanistas, a bruxa deve ter o cuidado de considerar quase todo o seu conhecimento como tentativa. Ela deve buscar tendências nas revelações dos profetas negros e especular sobre os ímpetos por trás das divergências entre os autores.

O satanismo é uma religião muito eclética, pois se baseia em várias fontes diferentes. A bruxa seleciona as práticas que são úteis para ela e as postulações que ressoam com ela e as organiza em uma espiritualidade de retalhos em constante evolução. Uma bruxa satânica que extrai inspiração filosófica da religião de Thelema, usa runas nórdicas na feitiçaria e pratica meditações de chakra hindus, tudo como parte de sua religião satânica, é uma representação da norma. Ao ler um livro como o Baphomet Codex , um satanista selecionará alegremente uma postulação com a qual concorda, embora discorde da maior parte do texto e não pratique seus rituais. Ela fará o mesmo com qualquer outro livro ou religião que estudar.

O satanismo certamente constitui uma busca por autocapacitação, autoaperfeiçoamento e autocompreensão. O satanista busca ativamente melhorar a si mesmo através da meditação espiritual, pesquisa, introspecção, exercício físico, prática mágica e quaisquer outros meios que conduzam ao domínio de sua jornada na vida. A bruxa Sinistral persegue sua busca por auto-capacitação até o ponto em que seu adeptado mágico transforma sua alma em uma deusa. Ela reside no Qlippoth, também conhecido como Inferno e Sitra Ahra, uma frase hebraica que significa “o outro lado”. Seu espírito vive como um demônio exaltado, experimentando adulação e prazer no Inferno, do qual ela é livre para sair a qualquer momento para a busca de objetivos pessoalmente selecionados, até mesmo para oferecer sua tutela a satanistas vivos. Essa ascensão à divindade, chamada de “apoteose”, ocasiona a cessação do samsara , o processo de morte e reencarnação.

O satanismo está aberto a pessoas de todas as raças, etnias, sexualidades, nacionalidades e disposições morais. Embora o satanismo defenda o pensamento herético, não é apenas uma reação ou oposição a qualquer religião dominante. O satanismo teísta tem suas raízes nas religiões de Thelema, Stregheria/Stregoneria, paganismo politeísta e nos escritos de Kenneth Grant, conhecidos como Trilogias Tifonianas .

Alguns satanistas argumentariam que o satanismo não conta como uma religião com base em algumas especulações técnicas, mas este ensaio não usa palavras especificamente. Alguns satanistas costumam dizer coisas como: “Satanismo não é uma religião, é um modo de vida!” como se outras religiões não fossem modos de vida. Consulte a definição de religião do dicionário e você verá por que o satanismo é corretamente considerado um.